5 opções de comida com O para comer no dia a dia
Você já pensou em conhecer melhor os alimentos e diferentes pratos típicos através da ordem alfabética? O universo da culinária é bastante amplo e, muitas vezes, fica difícil conhecer a fundo a variedade de receitas, frutas, legumes, tipos de carnes e especiarias que existem pelo mundo. Então, para te ajudar a ampliar mais esse horizonte, nós separamos 5 opções de comidas com O que não podem deixar de ser conhecidas. Dá uma olhada!
1. Omelete é uma receita nutritiva feita a base de ovos e temperos
Feita à base de ovo – um alimento bem básico e utilizado no mundo todo -, a omelete é uma receita bem nutritiva, rica em vitamina D, fibras e proteínas, que pode ser consumida de diferentes formas: com ovos batidos com atum, tomate, cebola, queijo, salsinha, cebolinha, frango desfiado, dentre outros ingredientes.
2. Ostra é um tipo de molusco rico em sais minerais
Pertencente ao grupo dos moluscos, a ostra é um alimento que – apesar de pouco consumido – se destaca por ser altamente nutritivo: é rico em vitaminas B12, D, cálcio, potássio, fósforo e zinco. Ela ajuda bastante no controle do colesterol, faz bem para a saúde dos ossos e músculos. Uma boa dica é servi-la junto com outros frutos do mar para fazer uma refeição completa e bem saborosa!
3. Oxicoco (ou cranberry) tem alto teor de vitaminas e flavonoides
Também conhecido como cranberry, o oxicoco é uma frutinha pequena, vermelha e de sabor ácido que tem muito a acrescentar na dieta. Seu grande diferencial é fornecer uma grande quantidade de vitaminas A, C e de flavonoides (agentes antioxidantes) que ajudam a aumentar a imunidade e apresentam ação antienvelhecimento. Além disso, essa fruta tem ação detox – ajuda a limpar o organismo – e faz bem para a saúde do coração. Você pode consumi-la tanto in natura quanto em forma de geleia, compota, doce, suco e por aí vai. Vale a pena experimentar!
4. Orangelo é uma fruta híbrida rica em vitamina C
Originário do cruzamento da laranja com a toranja, o orangelo é uma fruta híbrida com sabor ácido que ajuda a turbinar o sistema de defesa do corpo. Rico em vitaminas do complexo B, C e sais minerais, esse alimento é ótimo para o preparo de sucos, doces e até mesmo marinadas. Quando consumida a longo prazo, essa fruta também ajuda a manter a saúde da pele e dos cabelos – pois é rica em antioxidantes, substâncias que combatem o envelhecimento precoce.
5. Ochazuke é um prato típico japonês fonte de fibras e proteínas
Para quem não conhece, o ochazuke é um prato tradicional do Japão que consiste basicamente em arroz cozido no vapor embebido com chá (geralmente o verde) e outros ingredientes variados, como alga nori, salsa, picles japonês ou até mesmo filé de salmão. Rica em fibras, proteínas, vitaminas, minerais e antioxidantes, essa receita é altamente nutritiva e, para quem quer conhecer mais a fundo a culinária japonesa, torna-se uma excelente opção!