Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
5 receitas para sexta à noite que são supersaudáveis
Guia Culinário 27/05/2021

5 receitas para sexta à noite que são supersaudáveis

Que tal preparar uma refeição saudável – e ao mesmo tempo saborosa – para curtir a noite de sexta-feira? Para quem está fazendo uma reeducação alimentar, manter-se em uma boa linha de dieta é algo fundamental. A boa notícia é que é possível fazer pratos saborosos e nutritivos sem usar muitas gorduras, açúcares ou produtos industrializados. Para te ajudar nesse quesito, nós separamos 5 receitas para sexta à noite que são simples e podem ser incluídas em qualquer cardápio.

1. Pizza de tapioca

Em vez de pedir uma pizza tradicional – que tem uma quantidade alta de carboidratos e costuma vir com muita gordura -, a nossa dica é preparar uma pizza de tapioca na frigideira, uma opção bem leve e deliciosa. Procure usar ingredientes orgânicos (como tomates e folhas de rúcula) e aposte nas pimentas para dar um toque especial.

Ingredientes

– Goma de tapioca

– Queijo padrão ralado a gosto

– Tomates cereja cortados ao meio

– Folhas de rúcula

– Orégano

– Mix de pimentas moídas a gosto

Em uma frigideira antiaderente, despeje a goma de tapioca até formar uma camada mais grossa (será a massa da pizza). Leve ao fogo baixo e espere até a goma juntar bem. Em seguida, use uma espátula para virar a tapioca e apague o fogo. Disponha o queijo ralado por cima, adicione os tomates cereja, as folhas de rúcula, o orégano e as pimentas a gosto. Tampe a frigideira e leve-a ao fogo baixo novamente. Quando o queijo já estiver derretido, basta tirar a pizza e comer normalmente. Fica uma delícia!

2. Caldo de ervilha

Para curtir uma noite fria de sexta-feira, a melhor opção é preparar um caldo ou sopa bem temperados. Para quem gosta de praticidade, aqui vai uma dica de ouro: o caldo de ervilha é bem rápido, nutritivo e fica de dar água na boca – principalmente quando servido com torradas. Vale a pena experimentar!

Ingredientes

– 500 g de ervilha

– Azeite

– 1 cebola média picada

– 4 dentes de alho amassados

– Sal a gosto

– Pimenta-do-reino moída a gosto

– 1,8 litro de água

Para começar, deixe a ervilha de molho por pelo menos 4 horas (para tirar os antinutrientes dos grãos). Passado esse tempo, escorra a água, lave os grãos na água corrente e reserve. Em uma panela de pressão, coloque a cebola picada e refogue por 2 minutos. Em seguida, adicione o alho e misture mais um pouco. Despeje a ervilha (já lavada), adicione sal e pimenta a gosto e misture bem.

Adicione a água, tampe a panela de pressão e deixe cozinhar no fogo médio. Quando começar a chiar, marque 18 minutos e apague o fogo. Para deixar o caldo mais homogêneo (e triturar possíveis pedaços de cebola ou grãos de ervilha), passe o mixer e acrescente mais um pouco de sal e pimenta, se desejar. Prontinho! Sirva com torradas para ficar ainda mais saboroso.

3. Cachorro-quente vegano

Você já ouviu falar na linha de fast food vegano? Livre de carnes e outros alimentos de origem animal, esse tipo de alimentação pode ser bem colorido, nutritivo e bem saboroso. Para preparar uma refeição mais saudável, nós separamos uma sugestão de cachorro-quente vegano (servido com milho e ervilha) que fica de dar água na boca.

Ingredientes

– 4 cenouras médias

– Azeite

– 1 cebola grande cortada em rodelas

– 3 dentes de alho

– 3 tomates picados

– ½ pimentão verde cortado em tiras

– ½ xícara de extrato de tomate

– ¼ xícara de água

– Sal e pimenta-do-reino moída a gosto

– Manjericão fresco picado

– Páprica defumada a gosto (opcional)

– Pães franceses

– Milho e ervilha a gosto

Para começar, descasque as cenouras e corte-as ao meio (formando pedaços iguais). Coloque-as em uma panela com água e deixe-as cozinhar por alguns minutos, até que elas fiquem al dente. Em seguida, transfira-as para um escorredor e reserve.

Em uma panela, coloque um pouco de azeite, refogue a cebola e, em seguida, acrescente o alho. Mexa por mais uns minutos e, então, adicione os tomates picados. Misture até que os tomates comecem a soltar uma aguinha e, então, acrescente o pimentão, o extrato de tomate, a água e misture bem.

Adicione o sal, a pimenta a gosto e siga misturando. Em seguida, acrescente as cenouras (já al dente) deixe-as ferver no molho e, por fim, adicione manjericão picado e um pouco de páprica defumada. Mexa por mais 1 minuto, tampe a panela e apague o fogo. Espere alguns minutos para que o sabor dos temperos pegue bem nas cenouras.

Chegou a hora de montar o cachorro-quente! Parta o pão ao meio, coloque a cenoura junto com o molho e decore com milho e ervilha por cima. O resultado fica bem colorido, bonito, saboroso e nutritivo.

4. Guacamole

De origem mexicana, o guacamole é um prato feito à base de abacate que tem alto teor de gorduras boas, potássio, fibras e vitaminas importantes para o organismo. Incrementado com tomate, cebola, azeite e diferentes temperos, o guacamole tem uma consistência mais cremosa e fica ótimo servido com torradas, pães e biscoitos.

Ingredientes

– 1 abacate médio bem maduro

– 1 cebola média cortada em cubos

– 1 tomate sem sementes picado em cubos

– 2 dentes de alho amassados

– Sumo de 1 limão

– Sal e pimenta-do-reino moída a gosto

– Azeite a gosto

– 4 pacotes de Snacks de quinoa com cúrcuma e pimenta-preta Taeq

Para começar, parta o abacate ao meio e transfira a polpa para uma tigela grande. Amasse com um garfo, adicione a cebola, o tomate, o alho e misture bem, formando uma mistura homogênea. Em seguida, adicione o sumo de limão, o sal e a pimenta a gosto e misture novamente. Para finalizar, acrescente azeite a gosto, até atingir o ponto desejado, e misture novamente. Prontinho! Coma o guacamole com snacks da Taeq que fica ainda mais saboroso.

5. Sanduíche natural

Caso você queira preparar algo mais rápido, uma ótima dica é apostar em uma receita de sanduíche natural com salada e pasta de atum. Para variar, você também pode fazer uma pasta de frango, de azeitonas com ervas finas ou até mesmo de alho com temperos. Fica por sua conta!

Ingredientes

– 1 lata de atum

– 4 colheres de sopa de requeijão light

– ½ cenoura ralada

– ½ cebola picada

– Fatias de pão integral

– Folhas de alface

– Tomate cortado em rodelas

Primeiro, coloque o atum em um recipiente, adicione o requeijão, a cenoura, a cebola e misture bem, até formar uma pasta homogênea. Abra uma fatia de pão, cubra-a com folhas de alface lavadas, adicione a pasta de atum e arrume os tomates por cima. Feche com mais uma fatia de pão e prontinho! Você pode preparar mais versões desse sanduíche e guardar na geladeira para comer no dia seguinte. É bem prático, saboroso e saudável!