6 hábitos alimentares para cultivar pela manhã
Como estão seus hábitos alimentares pela manhã? A primeira refeição do dia não é considerada a mais importante por acaso: o que você come ao acordar pode dar mais energia para o desempenho das atividades ou aumentar a sensação de cansaço, sono e falta de energia. Então, o que comer, o que não comer e que outros hábitos ter ao acordar para uma vida mais saudável? Confira seis dicas!
1. Começar o café da manhã consumindo frutas é um dos hábitos alimentares que podem trazer benefícios ao longo do dia
Muitas pessoas acordam e já vão direto para o cafezinho. Mas embora essa bebida ofereça benefícios para o organismo, ela deve ser consumida por último. O ideal é que você cultive o hábito alimentar de começar o café da manhã pelas frutas: elas são ricas em vitaminas e outros nutrientes, como as fibras, fornecendo energia, sensação de saciedade e auxiliando no funcionamento do intestino. O ideal é consumir frutas in natura, mas você também pode apostar em vitaminas, smoothies e sucos naturais de frutas.
2. Um dos hábitos alimentares mais fáceis de aderir é incluir mais proteínas no seu café da manhã
Um dos hábitos alimentares mais comuns dos brasileiros é a combinação do pão com a manteiga. Essa dupla não é necessariamente ruim, mas pode ficar mais nutritiva caso você inclua uma proteína. O ovo é uma das melhores opções, seguido do queijo minas frescal e da ricota fresca. Outra alternativa é o iogurte natural, que é rico em vitaminas e proteínas que auxiliam no fortalecimento dos ossos, músculos e do sistema imunológico.
3. Diversificar as fontes de fibra que você consome é uma das formas de ter hábitos alimentares mais saudáveis
O pão integral e as frutas são importantes fontes de fibra para consumir pela manhã, mas você pode (e deve!) diversificar os alimentos ricos nesse nutrientes. Uma boa aposta é a aveia: encontrada em flocos, farelo e farinha, ela é um alimento muito versátil e pode ser consumida com frutas, com vitaminas ou em mingau. Um dos motivos para ela ser indicada por nutricionistas é que além da alta concentração de fibras, ela reduz o colesterol e o risco de doenças cardiovasculares.
4. Evite frituras e açúcar nos hábitos alimentares matinais
Frituras e alimentos ricos em açúcar devem ser evitados pela manhã. Por não serem nutritivos, eles não suprem as principais necessidades do organismo ao acordar: energia e saciedade. Além disso, o consumo em excesso de açúcar e “gorduras ruins”, que nada mais são do que as gorduras saturadas, traz prejuízos à saúde a longo prazo. Caso vá apostar no ovo, prefira o ovo mexido, cozido ou um omelete preparado em frigideira antiaderente sem óleo ou margarina.
5. Para criar hábitos alimentares mais fáceis de seguir, divida a alimentação matinal em duas refeições
Acorda muito cedo e sente muita fome antes do almoço? Esse problema pode ser resolvido com um lanche da manhã. A ideia é fazer uma refeição leve e nutritiva que pode ter alguns dos elementos do café da manhã para que você se mantenha nutrido e com energia até a hora do almoço. Saladas de frutas com aveia, uma porção de ovos mexidos ou um iogurte natural com frutas são alguns exemplos de opções práticas e saudáveis. Dividindo a alimentação matinal em duas, fica mais fácil manter hábitos alimentares saudáveis por mais tempo, evitando recaídas em períodos de fome antes das refeições principais
6. Comece o dia com um dos hábitos alimentares mais saudáveis para hidratar o corpo: beba água
A ingestão de pelo menos dois litros de água por dia é fundamental para a saúde. Uma boa forma de conseguir bater essa meta diária e ainda se sentir mais disposto ao acordar é beber um copo de água logo pela manhã. A combinação da hidratação adequada com hábitos alimentares mais saudáveis é essencial para a prevenção de problemas de saúde diversos e melhora na qualidade de vida.