7 opções de comida com B saudáveis para incluir no cardápio
Conhecer a fundo todas as comidas e pratos típicos que existem é uma missão praticamente impossível. Afinal, o universo gastronômico é extremamente amplo, diversificado e pode variar bastante dependendo de cada região. Mas que tal conhecer um pouco mais sobre os alimentos de acordo com a ordem alfabética? Aqui, nós preparamos uma lista de comidas com B (desde vegetais até pratos prontos) que são bem saudáveis, nutritivas e merecem fazer parte do seu cardápio. Vale a pena conferir!
1. Batata-doce é rica em fibras, minerais e pode ser preparada de diferentes formas
Além de ser um vegetal muito nutritivo – rico em fibras, ferro, cálcio, magnésio, vitaminas A e do complexo B -, a batata-doce se destaca por ser um alimento bem versátil. Uma boa dica, por exemplo, é cortá-la em rodelas e levá-la para fritar na airfryer (ou para assar no forno) com um pouco de azeite, sal e orégano. Você também pode preparar versões de batata-doce recheada, cozida e até mesmo um purê com leite de coco que fica delicioso! Quando combinada com o frango grelhado, inclusive, esse tipo de batata compõe uma refeição bem balanceada (rica em fibras e proteínas) para quem pratica exercícios físicos no dia a dia.
2. Brócolis pode ser cozido a vapor, refogado ou até mesmo usado em risotos, massas e saladas
Para fortalecer os ossos, o sistema imunológico e auxiliar na saúde do cérebro e da pele, o brócolis é um dos alimentos mais indicados. Isso porque ele tem alto teor de cálcio, fibras, proteínas vegetais, ferro e propriedades antioxidantes que fazem bem para o organismo como um todo. O ideal é consumir esse alimento cozido a vapor (para preservar os nutrientes) ou até mesmo refogado com um pouco de azeite e alho. O brócolis também é indicado para receitas de risotos, saladas e massas, sendo um complemento saboroso e nutritivo para todos os casos.
3. Berinjela é rica em fibras, vitaminas, minerais e fica deliciosa quando recheada
Cozida, frita, refogada, recheada… São inúmeras as receitas que podem ser feitas a partir da berinjela. Além de ser bem versátil na cozinha, esse fruto é bem nutritivo – rico em fibras, vitaminas A, do complexo B, ferro, cálcio, fósforo e outros minerais indispensáveis para o organismo. Para fazer uma receita mais diferente com o vegetal, a nossa sugestão é apostar na berinjela recheada com carne moída e alguns temperos (como manjericão e pimenta-do-reino).
4. Banana é uma fruta bem nutritiva e prática para a alimentação pós-treino
Além de ser rica em potássio, fibras e vitaminas – sendo indicada para a saúde dos músculos e controle da pressão arterial -, a banana é uma fruta saborosa e bem prática de comer, pois você só precisa descascar na hora de comer. Por isso, inclusive, ela é ótima para a alimentação pós-treino. O lado bom dessa fruta é que, além de ser consumida in natura, ela também compõe receitas bem saborosas, como vitaminas, shakes, bolos, panquecas, doces e até mesmo pures (que ficam deliciosos com receitas de peixes, por exemplo).
5. Bacalhoada é uma ótima opção de prato para as festas de fim de ano
Caso o objetivo seja fazer um prato bem saboroso, refinado e ao mesmo tempo saudável para as festas de fim de ano, a clássica bacalhoada é uma das melhores opções. Ela pode ser incrementada com batata, cebola, tomate, pimentão, azeitonas pretas e diferentes temperos. Vale destacar, no entanto, que o bacalhau precisa ficar de molho por pelo menos 24 horas. Apesar de ser bem salgado, esse peixe é altamente nutritivo (rico em proteínas, ômega 3, vitaminas A, do complexo B e minerais).
6. Bruschetta de tomate é uma receita italiana que funciona como excelente aperitivo
Receita tradicional italiana, a bruschetta de tomate nada mais é que um tipo de antepasto feito basicamente com pão tostado no azeite, tomates picados, alho, manjericão e, em alguns casos, fatias de mozzarella de búfala para incrementar. Além de ser uma receita bem fácil de fazer – pois você só precisa torrar o pão fatiado e acrescentar a cobertura -, a bruschetta é bem nutritiva, sendo rica em fibras, vitamina C e minerais importantes.
7. Beiju (tapioca) é uma fécula de mandioca ótima para fazer lanches leves e saudáveis
Muito consumido no nordeste brasileiro, o beiju (ou tapioca) nada mais é que uma fécula extraída da mandioca que é ótima para fazer lanches leves, nutritivos e saudáveis. A tapioca recheada com queijo minas, tomate e orégano, por exemplo, é bem simples de fazer e é ótima para quem quer um lanche ou café da manhã mais rápido. O beiju também pode ser usado em outras receitas – como na de crepioca (feita com ovos) e até de pão de queijo caseiro. Vale a pena experimentar!