5 pratos típicos do Nordeste que são muito saudáveis e você deveria experimentar
Se você já experimentou algum prato nordestino (como acarajé, vatapá e baião de dois) sabe que essa culinária – além de muito saborosa – é conhecida por ser mais “pesada” e carregada no azeite de dendê. Só que o que muita gente desconhece é que existem, sim, pratos típicos do Nordeste que são saudáveis e supernutritivos para o organismo. Quer saber quais são esses alimentos e conhecê-los mais a fundo? É só continuar lendo!
Tapioca com recheios diversos
A tapioca é aquela comida que todo mundo costuma gostar: é bem leve, fácil de preparar e pode ser consumida como café da manhã ou lanche da tarde. Ela é feita de goma de mandioca e, por isso, possui uma grande quantidade de carboidratos – funcionando como ótima fonte de energia para a prática de exercícios.
Mas a melhor parte, sem dúvidas, é que você pode usar diferentes recheios (doces ou salgados) para acompanhá-la. A tapioca com banana, mel e canela, por exemplo, é uma opção deliciosa para o café da manhã – além de ser uma opção bem nutritiva e leve para começar o dia. Você também pode rechear a tapioca com tomate, queijo minas e orégano e outros ingredientes mais leves. Só evite de colocar carne seca – ingrediente bem querido no Nordeste, mas que possui alto teor de sódio e gordura.
Baião de dois pode ser bem nutritivo
Você já deve ter ouvido falar no baião de dois: um prato tipicamente nordestino, que consiste na mistura de arroz, feijão, carnes e temperos diversos. A versão principal desse prato costuma conter carnes mais gordurosas (como linguiça e bacon, por exemplo), mas existem receitas alternativas de baião de dois bem saudáveis: você pode colocar carnes com pouca gordura, trocar o arroz comum pelo integral e abusar nos temperinhos que fazem diferença (alho, cebola, salsinha, coentro, pimenta). Toda essa combinação de alimentos resulta em um prato supersaboroso e nutritivo. Então vale a pena experimentar!
Arroz de cuxá é rico em ferro
Se você já esteve em terras maranhenses, é provável que já tenha ouvido falar no arroz de cuxá – um dos pratos mais típicos da região. Ele é composto, basicamente, por um arroz bem temperado com tomate, cebola, pimentão e até mesmo algum fruto do mar (como o camarão). Mas o que realmente faz diferença nesse prato é a presença da vinagreira, vegetal típico do Maranhão que se destaca por ser rico em ferro. Portanto, para quem está procurando um prato nordestino bem saboroso e saudável, uma boa dica é experimentar o arroz de cuxá.
Obs.: Na culinária nordestina, você vai encontrar várias receitas de arroz com frutos do mar, que são ingredientes ricos em vitaminas do complexo B, ômega 3 e em minerais fundamentais para o organismo.
Moqueca de pintado é rica em sais minerais
Quem é que não gosta de uma boa moqueca? Receitinha típica da região Nordeste, a moqueca de pintado é mais um prato nutritivo e bem saboroso. A grande vantagem desse peixe doce é que ele possui uma grande quantidade de sais minerais, como zinco, cálcio, fósforo e potássio.
Além disso, no preparo desse tipo de moqueca, costuma-se usar o leite de coco – um ingrediente rico em vitamina C (que fortalece o organismo), sais minerais e ácidos graxos que contribuem para a saúde da pele e dos cabelos. Outro ponto positivo da moqueca de pintado é que ela é geralmente preparada com muitos temperos saborosos: cebola, pimentão, tomate, salsinha, cebolinha, pimenta e o clássico azeite de dendê. Ou seja, tem grande riqueza de sabores e ingredientes benéficos.
Caranguejada é fonte de proteínas e fósforo
Você sabia que o caranguejo é um alimento altamente nutritivo? Isso porque ele tem uma grande quantidade de proteínas (semelhante a das carnes vermelhas) e também de fósforo – mineral que, quando associado ao cálcio, ajuda a manter a saúde da estrutura óssea.
No Nordeste (em especial, na cidade de Natal), você vai encontrar muitos restaurantes servindo a famosa caranguejada. Esse prato pode ser servido com acompanhamentos como arroz e o pirão a base do caldo da caranguejada. Fora todos os temperos que são muito usados na culinária nordestina.
Obs.: O azeite de dendê, muito usado no preparo dos pratos nordestinos, também pode ser benéfico para o organismo. isso porque ele possui uma grande quantidade de vitamina A e antioxidantes como o betacaroteno (também presente na cenoura). No entanto, ele deve ser consumido moderadamente, pois é mais calórico e também possui gordura saturada em sua composição.