A importância das algas na alimentação de vegetarianos e veganos
Quem aí já experimentou pratos orientais feitos com algas marinhas? Temakis, hossomakis, sushis e uramakis, por exemplo, são receitas japonesas que fazem muito sucesso no Brasil. Elas são geralmente feitas com arroz, algas e peixe cru, compondo pratos bem refinados.
Mas você já parou para pensar que a alga também pode ser útil no preparo de pratos veganos ou vegetarianos? Ela pode ser usada em saladas, omeletes ou até em diferentes versões de massas e risotos. Para explorar mais esse assunto, nós preparamos uma matéria falando sobre a importância das algas na dieta de vegetarianos e veganos. Você vai descobrir que, além de concederem sabor, elas ajudam muito em termos nutricionais. Dá uma olhada!
Algas são fontes importantes de vitamina B12
Para adotar dietas vegetarianas ou veganas de forma saudável, é muito importante tomar cuidado para substituir corretamente os alimentos e, assim, não deixar nenhum nutriente faltar no cardápio. A vitamina B12, por exemplo, está presente principalmente em produtos de origem animal (peixes, carnes vermelhas, leites e ovos, por exemplo). Por isso, é comum que pessoas veganas apresentem deficiência desse nutriente.
A boa notícia é que algumas algas marinhas têm alto teor de vitamina B12 e conseguem suprir parte da demanda desse nutriente no organismo. A alga nori, em especial, é fonte dessa vitamina e pode ser usada em diferentes receitas – bolinhos, saladas, omeletes e até chips (que funcionam como lanche). Para manter níveis altos de vitamina B12 no organismo – sem precisar consumir carnes e derivados – a nossa sugestão é apostar em pratos com algas. Mas não se esqueça de consultar um nutricionista para ter certeza que uma suplementação do nutriente não será necessária, ok?
Quais são os sintomas de carência de vitamina B12?
Para quem não sabe, a carência de vitamina B12 pode ser muito prejudicial à saúde, causando sintomas como fraqueza, confusão mental, falta de equilíbrio e até um tipo específico de anemia. Por isso, quem segue uma dieta vegana deve tomar todos os cuidados para consumir esse nutriente na dose certa.
Algas são fontes de fibras, cálcio, ferro, potássio e outros nutrientes importantes
Além de ser fonte de vitamina B12, a alga também é rica em outros nutrientes indispensáveis, como fibras, carboidratos, cálcio, ferro, potássio e vitamina K. Ou seja, faz toda a diferença na dieta de veganos e vegetarianos! O cálcio, por exemplo, é encontrado principalmente em leites e derivados (alimentos não consumidos pelo público vegano). Por isso, é muito importante buscar alternativas – como algas e outras folhas verde-escuras – para suprir a demanda desse nutriente. De um modo geral, as algas trazem vários benefícios à saúde: cumprem função desintoxicante, auxiliam na digestão, regulam o metabolismo e contribuem para a saúde do cérebro e do coração.