Açúcar de coco: conheça seus benefícios e saiba por que passar a utilizá-lo
Muito já foi falado sobre os benefícios os açúcar mascavo e do quão mais rico em nutrientes ele é se comparado ao refinado ou mesmo ao demerara. Mas o que dizer a respeito do de palma? Conhecido também como açúcar de coco, esse adoçante é derivado da palmeira, podendo ser feito a partir de diferentes espécies dessa planta, inclusive do coqueiro. Talvez por não ser conhecido há tanto tempo ou por ter um nome que remete a algo mais natural, nos últimos tempos esse açúcar se tornou um dos queridinhos de quem faz dieta. Mas será que ele realmente é mais saudável em relação a outros tipos de adoçantes?
Índice glicêmico é menor
A primeira coisa que você precisa saber é que ele possui tantas calorias quanto o açúcar refinado, mas os dois estão longe de serem iguais. Isso porque seu índice glicêmico é menor, sendo mais baixo que o do mascavo, inclusive, o que significa que pode ser consumido por pessoas que possuem pré-diabetes, desde que seu uso tenha sido aprovado previamente por um médico ou nutricionista. Ainda assim, deve ser evitado por pessoas com diabetes. Isso porque, embora pareça ser um açúcar “inocente”, ele pode causar complicações em pessoas que têm problemas com a produção de insulina.
De olho nos carboidratos do açúcar de coco
Outro quesito que é importante ficar atento em relação ao açúcar de coco é a quantidade de carboidratos que ele possui. Se o seu objetivo é perder peso é importante ficar atento à dieta que adotou, porque se ela se baseia da baixa ingestão de açúcar o de palma é perfeito para você. Afinal, por ser absorvido de forma mais lenta pelo corpo o acúmulo de gordura é reduzido, favorecendo aqueles que querem se livrar da barriga saliente. Ao mesmo tempo, se o objetivo da sua dieta é cortar o carboidratos, talvez seja melhor buscar adoçantes artificiais, como aspartame e sucralose.
Benefícios para a saúde
Para entender as vantagens do uso do açúcar de coco, primeiro precisamos entender como ele é feito. Sua produção se dá a partir da extração da seiva do coqueiro, que depois é processada de forma mínima. E é exatamente por isso, e por não passar pelo refino e ser livre de conservantes, que ele mantém vários de seus nutrientes.
Neste caso, não dá para comparar seus benefícios com os do coco, já que ele não é feito do fruto em si, mas sim da palmeira. Ainda assim, as vantagens no consumo de açúcar não são poucas. Em primeiro lugar, ele contém as vitaminas B1, B2, B3 e B6. Isso sem falar que também oferece minerais como ferro, sódio, potássio, magnésio e zinco. Além disso, contém inulina, fibra que além de reduzir a glicose ainda auxilia na flora intestinal. Por fim, o açúcar de coco ainda pode prevenir a pressão alta – e consequentemente o infarto -, problemas renais e AVC. E como é um adoçante natural, pode ser usado em qualquer receita, servindo como um ótimo substituto ao refinado.