Alérgico a tomate? Saiba quais alimentos podem substituir o fruto no cardápio
O tomate é um ingrediente usado em várias receitas, principalmente nas de quem segue uma dieta saudável e consome muitas saladas. Então, já imaginou o incômodo que é ter que evitar os alimentos que contam com esse ingrediente por causa de uma alergia? Pois é, embora seja algo raro existem pessoas que não podem consumir esse fruto e nem nada que seja feito a base dele devido a crises alérgicas.
Pensando nisso, e para ajudar quem faz parte desse seleto grupo que desenvolveu esse tipo de alergia, preparamos uma matéria especial explicando os sintomas mais comuns do problema e o que fazer para substituir o tomate na alimentação. Vem conferir!
Alergia a tomate pode causar azia, dor no estômago e até erupção cutânea
Apesar de não ser muito comum, a alergia a tomate pode, sim, atingir algumas pessoas. Um dos sintomas é a dor no estômago e uma incômoda sensação de azia toda vez que o fruto é consumido, mas a crise alérgica também pode se manifestar no físico – com coceiras e erupção cutânea, por exemplo -, já que faz parte do grupo das alergias de contato (também conhecidas como “do tipo 1”).
Segundo estudiosos, fatores genéticos são os responsáveis pelo desenvolvimento do problema. O motivo seria o fato de o organismo confundir o alérgeno do tomate – ou seja, a substância que causa a hipersensibilidade – com um inimigo externo que precisa ser combatido a qualquer custo.
Alimentos com cores que vão do amarelo ao vermelho podem substituir o tomate
Um dos maiores benefícios do tomate é a presença do licopeno, um pigmento de cor vermelha (carotenoide) que atua como antioxidante, combatendo células cancerígenas no organismo. No entanto, por mais que seja o alimento com maior concentração dessa substância, quem tem alergia pode apostar em outras opções para não perder esse benefício.
Por ser um carotenoide – substância química responsável por dar o tom do amarelo ao vermelho -, a dica é consumir alimentos que tenham essas cores. A cenoura, por exemplo, de cor alaranjada, também funciona como fonte desse antioxidante presente no tomate, assim como é o caso do pimentão vermelho, do mamão, da manga, da abóbora e de outros ingredientes que transitam entre esses tons.
Vitamina C do tomate pode ser encontrada em várias frutas
Além do licopeno, o tomate também é rico em vitamina C. Por isso, para não perder nenhum nutriente desse fruto, quem tem alergia deve completar a dieta com alimentos que contêm com essa substância que auxilia no transporte de ferro e ainda ajuda a combater a anemia por fortalecer o sistema imunológico. Dentre os mais ricos nesse nutriente estão várias frutas – como a laranja, o limão, o morango e o abacaxi – e vegetais de folhas verdes – como brócolis, espinafre, couve e repolho.