Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Alimentação saudável: Veja 8 alimentos versáteis e nutritivos para o seu dia
Guia Culinário 25/08/2016

Alimentação saudável: Veja 8 alimentos versáteis e nutritivos para o seu dia

Rotina regrada e repetição de pratos não têm nada a ver quando o assunto é alimentação saudável. Muitas pessoas, concentradas em seguir os padrões alimentares, esquecem que das inúmeras possibilidade de composições, harmonizações e combinações de ingredientes que abrem qualquer leque de opções para quem ama degustar o melhor da gatronomia. Por isso, alguns alimentos se destacam pela versatilidade, ou seja, conseguem se adaptar a qualquer paladar! Descubra como podemos utilizá-los no dia a dia!

Durante os nossos dias precisamos sempre inovar os pratos com nutrientes diferentes, sejam eles doces ou salgados. Segundo a nutricionista Cristiane Coronel, alguns alimentos, além de conferirem sabor às receitas, trazem uma gama de benefíciops fundamentais para o bem-estar e funcionamento do nosso corpo:

“O Brasil possui uma infinidade de alimentos ricos em nutrientes, funcionais e reguladores da saúde do organismo. Muitos deles, são versáteis, podendo ser utilizados em pratos doces e salgados, como temperos ou para enriquecer preparações sem alterar sabor”, ressalta a nutricionista que também indicou 8 alimentos para fazerem parte da nossa alimentação e suas formas de inclusão. Confira!

8 Alimentos versáteis e nutritivos para seu dia a dia

1 – Abacate: Conhecida como “fruta milagrosa”, ele possui uma gama enorme de possibilidade culinárias. Presente em molhos para pratos salgados, como o Guacamole, por exemplo, ou em vitaminas com leite, iogurtes e sobremesas funcionais, ele traz benefícios que vão da saúde dos olhos até o controle dos níveis de colesterol.

2 – Abacaxi: Rico em vitamina C, essa fruta participa de diversas formas de preparo: em sucos, sobremesas, doces de compota, cremosos, ou em pratos salgados como peixes, carne vermelha e saladas. Dentre seus benefícios, ele contém uma poderosa enzima chamada bromelina, que ajuda na redução de inflamações e também contribui para uma boa digestão.

3 – Tomate: Um dos alimentos mais usados na culinária em todo o mundo, o molho de tomate é a receita campeã, porém esse fruto pode estar presente em outras receitas que levam massas ou carnes variadas. Pode ser feitos sucos, doce da própria fruta ou geléia. O tomate possui grande quantidade de vitaminas e minerais que ajudam no desenvolvimento de dentes, músculos e ossos.

4 – Damasco: Delicioso ao ser comido puro, no iogurte ou em forma de doce, o damasco deixa pratos salgados muito requintados no sabor como o peru de Natal, farofas ricas, no arroz e etc. A fruta seca é rica em fósforo, potássio e cálcio, que auxiliam a manutenção da energia e fortificação óssea.

5 – Castanhas: Excelente opção de lanche, podem ser moídas e decorar tortas, bolos, fazer parte de massas e farinhas além de também fazer parte de arroz, farofa ou cuscuz marroquino, por exemplo. A gordura monoinsaturada encontrada nas castanhas é um ácido graxo responsável por varrer as moléculas de colesterol das artérias e nos proteger de infartos e derrames. Excelente opção de lanche, pois além de sua riqueza nutricional, as castanhas são práticas para transportar e não perecem rápido.

6 – Limão: Em forma de suco, na salada ou pratos doces, ele é versátil e deixa tudo mais saboroso. Cheios de minerais, além da vitamina C, o limão em estudos recentes vêm mostrando sua capacidade de ativar o sistema imunológico, através de seu poder alcalinizante no sangue.

7 – Chia: Considerado um superalimento, pertencente às sementes da saúde, a chia é um potencial também para a indústria alimentícia, onde vem sido usada para enriquecer pães, bolos, biscoitos doces ou salgados e barras de cereais, na produção de hidrolisados protéicos, de maionese com adição de mucilagem de chia, entre outros produtos. Ela é fonte natural de ácidos graxos ômega-3, fibras e proteínas e aminoácidos, além de outros componentes nutricionais importantes como os antioxidantes.

8 – Gergelim: Presente em pães, massas, esse grão também pode ser triturado e acrescido em mix de fibras para colocar em iogurtes, sopas, sucos. Além disso, faz parte de pratos com carnes diversas na crosta de gergelim. Ele é uma excelente fonte de proteínas e com grande concentração de fibras, sendo indicado para o controle do açúcar no sangue.