Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Alimentos que aumentam a imunidade: turbine seu sistema imunológico e previna doenças
Guia Culinário 28/06/2024

Alimentos que aumentam a imunidade: turbine seu sistema imunológico e previna doenças

Para não ficar doente e melhorar o sistema imunológico, é fundamental munir o organismo com vitaminas e minerais que fortaleçam o sistema de defesa do corpo. E com esses alimentos para aumentar a imunidade — que são, em especial, frutas e vegetais —, é possível fortalecer o corpo e prevenir gripes, resfriados e problemas inflamatórios.

Para ajudá-lo nessa busca por mais saúde, nós preparamos uma lista com nutrientes e alimentos indispensáveis para incluir no cardápio. Vamos lá?

Quais são os alimentos que aumentam a imunidade?

No universo dos micronutrientes, existem algumas vitaminas e antioxidantes que são fundamentais para fortalecer a imunidade. Elas podem ser encontradas em frutas, legumes, verduras, carnes magras, laticínios e em outras categorias de alimentos – por isso, é muito importante ter uma alimentação balanceada e variada no dia a dia.

Confira a seguir alimentos deliciosos para ajudar a você a aumentar a sua imunidade:

Batatas-doce assadas com alecrim e alho em uma assadeira.

Batata-doce

Rica em vitamina A, C e outros compostos antioxidantes, o consumo diário de batata-doce é ótimo para quem deseja fortalecer o sistema imunológico. Alguns estudos apontam também que o alimento é bastante benéfico para quem possui doenças infecciosas.

Brócolis

A ação antioxidante da vitamina A presente no brócolis ajuda a combater os radicais livres do organismo, protegendo as células contra inflamações e processos degenerativos. Além disso, o seu consumo diário, inserido em uma dieta equilibrada, contribui para o processo de renovação celular, para a ativação de anticorpos no organismo e ainda previne doenças nos olhos – como degeneração da mácula e problemas na córnea.

Couve

Assim como o brócolis, a couve é um vegetal que possui grandes quantidades de vitamina A, sendo, portanto, também muito importante para a manutenção da saúde. Quando o corpo fica em deficiência dessa vitamina, por exemplo, o sistema imunológico tende a ficar mais fragilizado. Por isso, não deixe de incluir esse nutriente na alimentação, ok?

Espinafre

Não é novidade que o Espinafre Orgânico Taeq é uma fonte incrível de nutrientes. A hortaliça é rica em vitaminas do complexo B e minerais, como ferro, magnésio, manganês, potássio e zinco, responsáveis por promover saúde para o coração, músculos e tecidos da pele.

Por concentrar propriedades antioxidantes, o espinafre é considerado o ingrediente perfeito para a imunidade. Além disso, o vegetal protege a visão, elimina os radicais livres do sangue e previne doenças cardiovasculares. As vitaminas A e K também auxiliam nesse processo!

Inhame

O inhame é um dos alimentos mais completos que a natureza nos oferece. Rico em fibras, ele também contém vitaminas do complexo B, vitamina C e minerais, como potássio, ferro, cálcio, fósforo e cobre. Não à toa, ele é perfeito para turbinar a imunidade!

Sementes de linhaça em fundo branco.

Linhaça

Você sabia que o consumo regular de linhaça pode melhorar a imunidade? Isso porque o alimento é rico em ômega 3, lignanas e fibras, que ajudam a estimular as células do sistema imune, exercendo ação anti-inflamatória.

Alho

Por possuir um composto chamado alicina, que tem ação antimicrobiana, o alho contribui efetivamente para aumentar as defesas do sistema imunológico, uma vez que inibe o crescimento e a proliferação de bactérias, vírus e fungos no organismo.

Morango

O morango é ótimo para aumentar a imunidade, pois conta com altas doses de vitamina C, um antioxidante poderoso, responsável por fortalecer as defesas do organismo.

Selecionando limões frescos no mercado.

Limão

O limão é uma das maiores fontes de vitamina C encontradas na natureza. Quando combinada com outros alimentos, como o gengibre, a bebida ajuda a eliminar mucos provenientes de processos inflamatórios no sistema respiratório, e ainda alivia tosses, dores de garganta e coriza.

Outras frutas cítricas, como abacaxi e acerola, também ajudam a fortalecer a imunidade no dia a dia.

Semente de girassol

Rica em vitamina E, a semente de girassol atua como um potente antioxidante que protege as células do organismo contra radicais livres. Esta semente também é rica em zinco, mineral que é também muito benéfico para a imunidade.

Iogurte natural

O iogurte natural é um alimento fonte de vitamina A, cálcio e outros nutrientes importantes, que é bem fácil de incluir no cardápio. Para otimizar o consumo dessa vitamina, você pode incrementá-la com frutas ricas em vitamina A, como mamão e melão, por exemplo. Assim, dá para fazer um lanche bem saudável e nutritivo.

Oleaginosas

A vitamina B6 (piridoxina) cumpre a função de auxiliar no metabolismo de gorduras, aminoácidos e proteínas, além de atuar na produção das hemácias, de células do sistema imunológico e de neurotransmissores, sendo indispensável para o funcionamento dos sistemas imunológico e nervoso.

Caso o organismo fique em carência de vitamina B6, a produção de anticorpos tende a ficar reduzida, de modo que as respostas imunológicas do corpo fiquem comprometidas. Para evitar esse tipo de problema, mantendo a imunidade em alta, lembre-se de consumir essa vitamina diariamente.

Para incluir essa vitamina, também conhecida como BCAA, na alimentação diária, uma boa sugestão é fazer uma receita usando o frango Taeq (pode ser filés, coxas e sobrecoxas) com um molho crocante com oleaginosas (amêndoa, noz etc). A castanha-do-pará, por exemplo, é fonte de vitamina B6, ômega 3 e outros nutrientes importantes.

Raiz de gengibre fresco sobre uma folha.

Gengibre

Desintoxicante, termogênico, anti-inflamatório e antimicrobiano, o gengibre fortalece o corpo inteiro e dá uma ajuda a mais no tratamento de gripes e resfriados. Basta um pedacinho pequeno de gengibre orgânico para aproveitar todo o seu sabor e benefícios.

Salmão

Fonte de ômega-3, o salmão é uma carne branca muito benéfica para o sistema imunológico. Além de favorecer a regulação das células de defesa do organismo, possui propriedades anti-inflamatórias.

Quais receitas fazer com os alimentos que aumentam a imunidade?

Veja abaixo receitas de chás, sucos e xaropes para você aumentar a sua imunidade:

Chás

Reservar alguns minutos do dia para apreciar um bom chá é uma alternativa para ter um pouco de relaxamento e ainda se nutrir com todas as propriedades terapêuticas das ervas, frutas e raízes em infusão. A seguir, conheça duas opções de chá para imunidade:

Chá de hortelã em uma xícara transparente sobre um livro.

Chá de hortelã

A hortelã é uma erva muito utilizada para fazer chá em casos de desconforto estomacal, má digestão, náuseas, vômitos, etc. Mas também é verdade que o chá de hortelã é muito eficiente para aumentar a imunidade e combater os principais sintomas de gripes, resfriados, sinusites, bronquites e outros problemas respiratórios.

A hortelã é uma fonte de vitaminas A, B6, C, K e E e de minerais como cálcio e fósforo, tem sabor suave e também pode ser combinada com limão em um chá para aumentar a imunidade. Veja como preparar a versão mais simples do chá de hortelã:

Ingredientes

  • Folhas de hortelã
  • 200 ml de água

Modo de preparo

Leve a água para esquentar enquanto solta algumas folhas de hortelã dos ramos. Higienize bem cada uma delas e, com uma faca ou com as mãos mesmo, pique-as em pedaços pequenos. Quando a água estiver quase fervendo, desligue o fogo e junte as folhas de hortelã.

Deixe a mistura em infusão por cerca de 10 minutos, tempo necessário para que a bebida atinja uma temperatura agradável ao paladar. Tire um momento para relaxar e saborear o chá!

Sucos

A estratégia de usar sucos naturais para aumentar a imunidade é muito eficiente, já que, para algumas pessoas, é mais prático e prazeroso consumir certos alimentos em forma de bebida.

Essa é uma boa dica para apresentar às crianças novos sabores também. Confira algumas opções:

Suco turbinado com inhame

Você pode combinar o inhame com frutas cítricas como limão ou laranja, que vão ajudar o organismo a absorver todos os nutrientes e ainda contribuem melhorando o sabor da bebida. O suco de inhame também pode ser turbinado com salsa, maçã e beterraba. Fica uma delícia!

Suco de couve

O suco de couve está entre um dos sucos para aumentar a imunidade mais versáteis. Isso porque basta adicionar uma folha de couve a sucos de diferentes frutas para incluir nada menos que 20% da quantidade diária necessária de fibra, além de magnésio, potássio, cálcio, ferro, vitamina C, vitamina A e vitaminas do complexo B.

Um ingrediente e tanto! Experimente cortar a couve bem fininha, congelar e, na hora de fazer o suco caseiro para aumentar a imunidade, bater a couve com laranja, limão ou maracujá. É sucesso garantido!

Suco de morango, laranja e beterraba em uma mesa escura.

Suco de morango, laranja e beterraba

A mistura de morango, laranja e beterraba é um dos sucos para aumentar a imunidade que conta com altas doses de vitamina C, um antioxidante poderoso, responsável por fortalecer as defesas do organismo.

A receita é feita com 6 morangos, 2 xícaras (chá) de suco de laranja orgânico Taeq, ¼ de beterraba e gelo a gosto. O suco é saudável, saboroso e ainda contém antioxidantes e folatos (vitamina B9) que são conhecidos por prevenir doenças cardíacas.

Xaropes

Xarope caseiro pode ser muito bom para quem apresenta problemas respiratórios ou deseja se prevenir contra gripes e resfriados. Conheça abaixo algumas opções:

Xarope de cebola e alho

O xarope de cebola e alho é muito bom para aliviar a tosse e melhorar a respiração. Para prepará-lo, corte as cebolas em rodelas, o alho e coloque os ingredientes em um recipiente de vidro. Acrescente o mel e deixe o pote fechado por 2 horas. Não é preciso acrescentar mais nenhum líquido, porque a cebola em si tem muita água.

Esse xarope pode durar 2 dias se bem refrigerado. Antes de tomar, esquente um pouco, mas nunca no micro-ondas, porque ele pode eliminar os benefícios pelas suas ondas magnéticas. Dê preferência para aquecê-lo em banho-maria. Pode tomar até 2 colheres de 2 a 3 vezes ao dia.

Xarope de orégano

Já o xarope de orégano ajuda a eliminar o muco. Para preparar a bebida, pegue 1 xícara de mel, 4 cenouras médias e uma pitada de orégano. Centrifugue a cenoura no liquidificador. Em uma panela, coloque esse suco de cenoura, acrescente o mel e leve a fogo baixo até engrossar. Acrescente o orégano e guarde o conteúdo em um vidro. Tome 1 colher do xarope de 3 a 4 vezes ao dia.

Xarope de abacaxi

Alguns xaropes são perfeitos para prevenir doenças, como é o caso do xarope de abacaxi. A dica é prepará-lo caso esteja em contato com alguém doente. Neste caso, é só tomá-lo menos vezes ao dia.

Para preparar esse xarope, você precisa de 1 abacaxi de tamanho médio, 1 colher e meia de gengibre raspado e 1 xícara de mel. Corte o abacaxi em pequenos pedaços e os coloque em uma panela que não seja de metal. Leve ao fogo médio e, assim que ferver, desligue.

Assim como a cebola, o abacaxi possui muita água, e por isso não é preciso acrescentá-la. Quando levantar fervura, feche a panela e, quando o conteúdo esfriar, passe tudo na peneira. Tem gente que cozinha o gengibre junto, mas o ideal é colocá-lo depois. Por ele ser muito volátil, o recomendado é não o ferver nesse caso. Por isso, após passar tudo pela peneira, você acrescenta o gengibre e o mel e abafa em um pote de vidro fechado.

Se você deseja fortalecer as defesas do organismo e garantir uma boa saúde, não esqueça da nossa dica principal: diversificar no cardápio e combinar alimentos que aumentam a imunidade no dia a dia podem fazer a diferença. Além disso, vale lembrar também de que manter outros hábitos saudáveis, como exercícios físicos diários e o aumento da ingestão de água ao longo do dia, contribui, e muito, para uma vida mais disposta e equilibrada.

Até a próxima!

Veja mais