Alimentos do mês: 8 ótimas opções da safra de janeiro para consumir no dia a dia
O primeiro mês do ano nos traz não só dias lindos e de sol, mas uma variedade imensa de alimentos em plena safra! Janeiro é uma época de intenso verão, em que algumas frutas, legumes, verduras e pescados têm, não só aparência e preços mais aprazíveis, muito mais sabor. Saiba quais são esses produtos e como aproveitá-los da melhor maneira em sua alimentação!
É no período de safra que os alimentos estão mais vistosos, saborosos e saudáveis. De acordo com a nutricionista Junia Franco, por terem sido produzidos em condições climáticas ideais para seu cultivo, o produto se desenvolve melhor e oferece qualidade nutricional superior. “Outra vantagem de consumir alimentos em safra é que o cultivo dispensa aditivos químicos como agrotóxicos e hormônios. Esses aditivos podem contaminar os produtos e causar reações em nosso organismo, como alergias e intolerâncias“, afirma a especialista.
Tendo isso em mente, é bom estar atento para adaptar nossa dieta e sempre dar preferência aos produtos da estação. Selecionamos 8 alimentos que estão em safra esse mês:
Alimentos indicados para o mês de janeiro
– Abacaxi – tem grande quantidade de vitaminas: C, B1, B2, B3, B6, B9 e E. Também é repleto de minerais como o potássio, magnésio, iodo, cobre e manganês, e uma enzima conhecida como bromelina – a responsável pelo alto poder digestivo da fruta. Além de tudo, é rico em água e fibras que estimulam o funcionamento dos intestinos.
– Figo – É rico em carboidratos, fibras dietéticas, cálcio, ferro, magnésio, potássio e fósforo, além das vitaminas A, B, C e K. Seus benefícios principais são para a pele: as vitaminas B e C ajudam a nutrir e rejuvenescer, os flavonóides protegem as células epiteliais e suas propriedades anti-inflamatórias ajudam a reduzir a incidência de espinhas.
– Beterraba – É cheia de nutrientes, da raiz às folhas: cálcio, ferro, potássio, vitaminas A e C, e ácido fólico são alguns exemplos. As fibras de beterraba, além de ajudarem o trânsito intestinal, são capazes de aumentar o número de glóbulos brancos, as células de defesa do nosso sistema imunológico.
– Quiabo – Contém vitaminas A, B, E, K e do complexo B, antioxidantes como caroteno, luteína e xantina, e minerais como cálcio, ferro, magnésio, potássio e zinco. Uma das maiores vantagens em ter o quiabo na dieta é a sua capacidade de carregar gordura para fora do corpo: sua fibra solúvel chamada mucilagem forma um gel na presença da água que absorve e carregar gorduras.
– Salsa – A hortaliça é rica em vitamina A, B1, B2, C e D, e minerais como enxofre e magnésio. Sua alta concentração de vitamina A é extremamente benéfica: ela fortalece o revestimento dos olhos, as mucosas e fortalecem os linfócitos, melhorando o desempenho deles no combate às infecções.
– Couve – A folha já é conhecida por seu poder nutritivo e fortalecedor, mas dentre suas propriedades há uma pouco conhecida e muito interessante: seu fitoquímicos combatem a formação de uma bactéria no estômago, o “H. Pylori”, que é responsável por causar gastrite e até câncer na região.
– Bacalhau – É uma fonte de proteína com alto valor nutritivo e de fácil digestão, rico em minerais como o cálcio, ferro e fósforo, vitaminas A, E e D, ômega-3 e 6, e quase nada de gorduras. Entre os benefícios trazidos pelo consumo do peixe, o que mais se destaca é a prevenção e controle de doenças cardiovasculares e do câncer.
– Linguado – É rico em proteína, ferro, cobre e zinco, além do ômega-3, seu componente que traz mais benefícios: abaixa o colesterol e o triglicéride, ajuda a melhorar inflamações e a coagulação e ainda favorece a memória e o aprendizado.
* Outros alimentos em destaque esse mês: as frutas carambola, mamão, maracujá e melancia, legumes como abóbora, abobrinha e pepino, hortaliças como alface e cebolinha, e dourado e manjuba como exemplos de peixes.
Para aproveitar tudo que esses itens têm a oferecer, abuse de receitas saudáveis e criativas como essas:
– Bacalhau com crosta de castanha do Pará e legumes orgânicos Taeq