Alimentos para ansiedade: entenda impacto da comida na saúde mental
Existem alimentos para ansiedade e você precisa conhecer quais são! É comum dizer que o intestino é o segundo cérebro do corpo, pois ele possui pelo menos meio bilhão de neurônios e uma quantidade muito relevante de neurotransmissores. Há também inúmeras ramificações que ligam o cérebro ao sistema digestivo e, por isso, as emoções afetam diretamente o estômago, por exemplo.
Em momentos de muito estresse ou angústia, pode-se apresentar diferentes tipos de desconfortos estomacais ou intestinais, como a Síndrome do Intestino Irritável. Para prevenir isso, nós conversamos com a nutricionista Caroline Codonho a fim de montar uma lista de alimentos que diminuem a ansiedade para reduzir os efeitos do transtorno no sistema. Dá uma olhada!
Alimentos que diminuem a ansiedade: inclua opções mais naturais no cardápio
Segundo Caroline, ter uma alimentação saudável impacta diretamente na boa ou má condição da saúde mental. Garantir uma refeição diária que seja rica em fibras, gorduras de boa qualidade e hidratação adequada é fundamental para estimular um bom funcionamento do cérebro no cotidiano. É um ótimo hábito para todo o organismo e, certamente, melhor para o corpo do que no caso de ingestão de alimentos ultraprocessados.
“Isso ocorre porque a presença dos nutrientes influencia, por exemplo, na condução do impulso nervoso ou da saúde intestinal. A consequência é que uma boa saúde intestinal vai repercutir numa boa saúde mental, devido à relação direta entre cérebro e intestino”, explica a nutricionista.
Veja 5 alimentos que reduzem a ansiedade
A fim de prevenir desconfortos intestinais e excesso de estresse, Caroline preparou uma lista de alimentos para ansiedade que auxiliam na diminuição dos sintomas do transtorno. Acompanhe as indicações abaixo:
1. Castanhas
A nutricionista considera as castanhas e outras oleaginosas ótimos alimentos para ansiedade devido ao alto teor de magnésio, que é um nutriente fundamental para o bom funcionamento do sistema nervoso. Você pode aproveitar a Castanha do Pará Taeq, assim como a Castanha de Caju Taeq para incrementar o cardápio diário e aliviar os sintomas do transtorno. A Semente de Chia Taeq e a Farinha de Quinua Taeq também são boas pedidas!
2. Chá verde
O Chá Verde Tradicional Taeq é uma bebida indicada para quem quer consumir alimentos para diminuir a ansiedade. Isso pelo teor de teanina que o chá possui, um aminoácido que auxilia na redução de estresse e relaxamento do organismo. Para garantir um efeito detox completo, use o Chá Verde Limão e Gengibre Taeq no dia a dia!
3. Iogurte natural
De acordo com a profissional, o Iogurte Natural Integral Taeq é fonte de probióticos, que são bactérias efetivas na melhora da saúde intestinal. Esse é um dos alimentos que ajudam a diminuir a ansiedade, pois promovem um melhor equilíbrio cérebro-intestino.
4. Alface
Investir na Alface Crespa Orgânica Taeq é muito bom! O vegetal é rico em lacticina e ácido fólico, nutrientes que reduzem a ansiedade, atuando como calmantes naturais para os órgãos do sistema digestivo e organismo como um todo. A Alface Americana Orgânica Taeq também pode ser usada para lidar com o problema.
5. Chocolate com teor de cacau acima de 70%
A especialista indica o consumo de chocolate, de preferência com a concentração de cacau acima de 70%, pois o ingrediente auxilia na liberação de serotonina, além de ser rico em antioxidantes. Aposte na Barra de Cereal de Figo, Castanha do Pará e Cacau com Cobertura de Chocolate Meio Amargo Taeq para compor a alimentação de maneira saudável e saborosa!