Alimentos que aumentam a imunidade: 6 opções para ingerir em todas as refeições
Como sabemos, ter uma boa alimentação é a base para ter uma boa saúde. Mas você sabia que existem alimentos que aumentam a imunidade? Eles são conhecidos como fortalecedores do sistema imunológico, ou seja, ajudam o corpo a combater doenças. Combinados a uma dieta balanceada, repleta de outros itens nutritivos, esses alimentos ajudam a impulsionar as defesas do organismo contra condições crônicas e perigosas, como doenças cardíacas, obesidade e diabetes, além de criar resistência para combater infecções.
Vamos entender como funciona o sistema imunológico e saber quais alimentos afetam a capacidade do seu corpo de responder às ameaças? Reunimos 6 tipos de alimentos essenciais para aumentar a imunidade. Confira!
1. Frutas que aumentam a imunidade: morango, laranja, limão e kiwi são exemplos
Não é segredo que as frutas são cheias de benefícios para a saúde. A vitamina C presente na laranja, no limão, no kiwi, no morango e na acerola é uma substância muito importante para o sistema imunológico, já que uma de suas ações é aumentar a produção de glóbulos brancos, as células de defesa do nosso organismo. Existem muitas opções para você variar e aproveitar todos os benefícios das frutas para a imunidade, desde o suco de laranja no café da manhã até um geladinho de frutas vermelhas na sobremesa.
2. Verduras verde-escuras são alimentos que aumentam a imunidade essenciais
Vegetais escuros como espinafre, couve, rúcula e brócolis são conhecidos por terem altos níveis de vitamina C, juntamente com antioxidantes e betacaroteno, substâncias que auxiliam no combate às infecções. Além disso, são alimentos ricos em fibras, o que beneficia a saúde do coração e do intestino, órgãos que também são essenciais para o suporte da imunidade. Inclua essas verduras na salada do dia a dia, prepare uma quiche de espinafre ou um suco de couve. Vale a pena investir na criatividade e incluir as verduras escuras na sua alimentação!
3. Oleaginosas são ricas em vitaminas e minerais que ajudam a aumentar a imunidade
As oleaginosas são ricas em zinco e selênio, ou seja, têm um importante papel na defesa do organismo. Elas são ricas em vitamina E, substância que auxilia no desenvolvimento do sistema imunológico e que tem propriedades anti-inflamatórias, protegendo o organismo de bactérias nocivas. Alguns exemplos de oleaginosas são castanha-do-pará, castanha-de-caju, nozes, amêndoas, linhaça e chia. Além de saborosas, elas podem ser incluídas no preparo de pães, barras de cereais, sucos ou servir como acompanhamento de saladas.
4. O alho é um dos alimentos que aumentam a imunidade importante para combater bactérias
Você provavelmente já ouviu falar que é bom tomar chá de alho com limão e mel para curar a gripe. A verdade é que o alho é um poderoso aliado para fortalecer o sistema imunológico graças a sua grande quantidade de antioxidantes, como a quercetina e a rutina, que têm ação anti-inflamatória e anti-bactericida. Além disso, ele também é rico em zinco, selênio e vitamina C, que são vitaminas e minerais conhecidos por auxiliar na manutenção da imunidade. Você pode caprichar no tempero com alho, prepará-lo assado ou fazer um chá.
5. Iogurte natural: aposte nos probióticos para aumentar a imunidade
Rico em lactobacilos e também em propriedades probióticas, o iogurte natural é um grande aliado para fortalecer o sistema imunológico, regular o intestino e aumentar a imunidade de forma simples e saborosa. Além disso, o iogurte é rico em cálcio, minerais e vitaminas, e é uma importante fonte de proteínas para a saúde.
6. Batata doce: tubérculo rico em nutrientes importantes que aumentam a imunidade
Rica em fibras alimentares, vitaminas A, E e C, e em agentes antioxidantes, que ajudam no fortalecimento da imunidade, a batata doce ajuda a manter o organismo livre de gripes e resfriados. O tubérculo também é fonte de minerais como cálcio, zinco, magnésio e potássio, que também são importantes para o fortalecimento das defesas do corpo.
Dicas extras: como aumentar a imunidade rapidamente com hábitos diários
A imunidade não depende apenas de ter uma dieta nutritiva e balanceada, apesar de a alimentação ter um grande papel para a manutenção do sistema imunológico. Dormir bem, por pelo menos sete a oito horas diárias, exercitar-se regularmente e manter os níveis de estresse baixos também fazem parte dos passos essenciais para manter a imunidade alta e fortalecer as defesas do corpo.