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Almoço para quem tem gastrite: 6 sugestões para não sofrer mais com desconforto
Guia Culinário 17/06/2020

Almoço para quem tem gastrite: 6 sugestões para não sofrer mais com desconforto

Manter uma dieta leve, com pouca gordura e sem alimentos ácidos ou picantes é fundamental para tratar gastrite (inflamação da mucosa do estômago). Muitas pessoas, no entanto, acabam ficando na dúvida sobre quais são os alimentos que, de fato, não agridem o sistema digestivo e podem ser consumidos sem medo. Para saber mais sobre o assunto, nós conversamos com a nutricionista Rossana Torales, que deu ótimas dicas sobre os cuidados com a gastrite e sugestões de receitas saudáveis para preparar no dia a dia. Confira!

Quais alimentos não são indicados para quem tem gastrite?

De acordo com a nutricionista Rossana Torales, é muito importante montar uma dieta restritiva para tratar a gastrite de forma eficiente – evitando, assim, o consumo de certos alimentos. “Quando a gastrite é avançada, ela pode ferir gravemente o revestimento do estômago, levando ao aparecimento de úlceras e fortes dores de estômago. Por isso, pessoas que já têm gastrite devem evitar consumir os seguintes alimentos: condimentos, maionese, mostarda, ketchup, manteiga, margarina, vinagre, refrigerantes, chocolate, café, leite, álcool, molhos gordurosos, frituras, enlatados e embutidos, porque agravam a inflamação”, explica.

Veja receitas indicadas para quem tem gastrite

Para que você consiga montar um cardápio diário mais leve, a nutricionista Rossana Torales deu 6 sugestões de receitas saborosas indicadas para quem tem gastrite. Elas são feitas com ingredientes naturais e nutritivos que não agridem a mucosa do estômago.

1. Canneloni de espinafre

Ingredientes

– 1 beterraba crua

– 6 colheres de sopa de leite em pó desnatado

– 2 ovos

– 250 g de ricota magra

– 1 punhado de mussarela

– ½ pacote de espinafre

Processe as beterrabas, com os ovos, o leite em pó e misture tudo. Coloque duas colheres de sopa da mistura em uma frigideira quente e deixe cozinhar. Em outro recipiente, coloque para processar a ricota com o espinafre refogado. Encha os canelones, coloque uma tira de queijo mussarela light, enrole e leve ao forno. Essa receita rende 6 unidades.

2. Hambúrguer de aveia

Ingredientes

– 1 copo de grãos de aveia

– 1 copo de leite desnatado

– 1 colher de sopa de salsinha

– 1 colher de sopa de tamari

– 1 ovo

– Sal marinho a gosto

– ½ xícara de farinha integral

Despeje a aveia peneirada no leite e espere meia hora. Adicione o restante dos ingredientes e, então, mexa para formar uma pasta compacta. Se estiver muito seco, adicione uma pitada de leite de soja; se estiver muito leve, adicione mais migalhas de pão ou aveia. Misture bem, adicione o tempero a gosto e monte o hambúrguer. Leve à frigideira e refogue com um pouco de óleo de coco. Sirva com salada de legumes no vapor.

3. Almôndegas de berinjela

Ingredientes

– 1 berinjela grande

– ½ xícara de queijo ralado

– ½ xícara de farinha de trigo integral

– 1 clara de ovo

– 1 pitada de pó de alho

– 3 tomates (molho)

– 1 dente de alho (molho)

– 2 colheres de sopa purê de tomate (molho)

Lave as berinjelas e corte-as em lâminas. Em seguida, coloque-as em uma tigela com sal grosso e deixe descansar por meia hora para remover o sabor amargo. Após os 30 minutos, enxágue com bastante água para remover o sal. Depois, coloque as berinjelas em guardanapos de papel para secá-las.

Em uma frigideira com azeite, doure as fatias de berinjela por 1 minuto de cada lado. Em seguida, processe as berinjelas com sal, alho em pó e farinha integral até obter uma mistura homogênea. Depois, adicione uma clara de ovo e mexa com uma espátula até integrar.

Forme bolas do tamanho de uma noz ou um pouco maiores. Passe as bolas de berinjela na farinha integral, certificando-se de que estejam completamente revestidas. Em seguida, doure as almôndegas em uma panela com uma colher de azeite de oliva extravirgem. Quando dourarem por todos os lados, retire-as da panela e reserve-as.

Para preparar o molho, adicione um dente de alho picado, o tomate pelado e picado, um pouco de sal e cozinhe por um tempo. Para finalizar, adicione as almôndegas ao molho e coloque fatias de queijo mussarela por cima. Prontinho!

4. Arroz de couve-flor para acompanhar com iscas de frango ao forno

Ingredientes

– 1 cabeça de couve-flor crua

– ½ cebola

– 1 dente de alho

– 2 colheres de sopa de azeite de oliva extravirgem

– ½ colher de chá de sal

– Salsinha a gosto

– 100 g de frango cortado em tiras

Coloque a couve-flor lavada e crua em um processador ou liquidificador e bata até que fique em pedaços pequenos. Em uma panela, coloque 1 colher de azeite extravirgem, adicione cebola, alho e refogue. Junte a couve-flor e tempere com sal. Misture muito bem, adicione a água, tampe a panela e deixe cozinhar em fogo baixo por 4 minutos. Finalize com salsinha picada e prontinho!

5. Taco de alface com frango e legumes

Ingredientes

– 100 g de frango

– ½ pimentão verde

– 1 cebola

– 2 dentes de alho

Lave e corte corte os legumes em cubos. Depois, refogue a cebola, o pimentão e o alho com 1 colher de azeite de oliva. Em outra panela, deixe o frango cozinhar na água, retire-o do fogo e desfie. Em um bowl, misture os legumes após serem refogados e adicione o frango desfiado. Envolva a mistura com alface e prontinho!

6. Espaguete de abobrinha

Ingredientes

– 2 abobrinhas médias

– 100 g de peito de frango já cozido e desfiado

– ½ cebola

– 1 dente de alho

– Azeite para dourar a cebola

– Sal a gosto

Fatie as abobrinhas em lâminas finas, no sentido do comprimento e corte cada fatia em tiras bem finas, como um espaguete. Cozinhe-as rapidamente (entre 2 e 3 minutos) e acrescente um pouco de água. Depois, transfira para água gelada (para interromper o cozimento), escorra e reserve. Em uma panela aqueça o azeite e doure a cebola e o alho. Acrescente o frango e a abobrinha e deixe no fogo por cerca de 1 minuto. Para finalizar, adicione sal a gosto e prontinho!