Almôndega fit existe! Conheça 4 maneiras saudáveis de preparar o acompanhamento
Por ser rica em calorias, a almôndega é um dos alimentos que logo é cortado do cardápio de quem segue uma alimentação saudável. Mas você sabia que dá para apostar em novos ingredientes para fazer uma versão fit e muito mais nutritiva? Pensando nisso, preparamos uma lista com 4 opções que vão te permitir incluir esse prato no almoço ou jantar sem que seja preciso dar uma escapadinha da dieta. Confira a matéria para aprender!
1. Almôndega com farelo de aveia e carne vermelha magra
O segredo para fazer uma versão fit da almôndega é substituir os ingredientes mais calóricos pelos mais saudáveis! Por isso, uma boa opção para comer essa iguaria sem engordar ou sair da alimentação regrada é usar uma carne magra – como o lombo – para fazer o bolinho e trocar a farinha branca pelo farelo de aveia.
O lombo é recomendado por ser conhecido como uma carnes bem magras, enquanto o farelo de aveia se destaca por ter poucas calorias, aumentar a sensação de saciedade no organismo e ainda equilibrar os níveis de colesterol.
Dica: Além do farelo de aveia, você também pode apostar em outras opções de farinhas integrais. Dentre elas, está a farinha de linhaça, a de amêndoas e a de berinjela.
2. Almôndega com frango no lugar da carne vermelha
Além de substituir a farinha branca por qualquer opção integral, você também pode ousar um pouco mais na sua receita e trocar a tradicional carne vermelha pelo frango para fazer a almôndega. Dessa forma, o acompanhamento fica menos calórico e ainda ganha um sabor e apresentação totalmente diferentes.
Se desejar, você pode adicionar alguns ingredientes extras para garantir um sabor a mais – como cebolinha picada e requeijão light, por exemplo. Vai ficar uma delícia!
3. Almôndega com legumes e verduras
Além de usar carne vermelha magra ou frango, outra boa opção para deixar a almôndega mais nutritiva e ainda mais saborosa é acrescentar um pouco de legumes e verduras na mistura. Dá para adicionar, por exemplo, cenoura ralada, brócolis, beterraba e qualquer outro ingrediente do tipo de sua preferência. E vale lembrar que a farinha deve ser integral, é claro!
4. Almôndega com proteína de soja
Veganos e vegetarianos não precisam dizer adeus à almôndega por seguirem uma dieta sem carne: a dica para aproveitar esse acompanhamento nas refeições é usar proteína de soja para fazer o bolinho! Além do fato de não ser de origem animal, ela faz bem para a saúde por ser muito nutritiva (tem ferro e vitaminas além das proteínas!), por ajudar a diminuir o colesterol ruim e ainda por ter uma boa concentração de gorduras saudáveis.