Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Aprenda a escolher as verduras no mercado e a higienizá-las corretamente em casa
Guia Culinário 19/02/2019

Aprenda a escolher as verduras no mercado e a higienizá-las corretamente em casa

Quando vamos às compras de feira, escolher as verduras, frutas e legumes é sempre uma etapa importante. Isso porque a gente precisa optar por aquelas que estejam em melhores condições – mais maduras, frescas e que sejam, de preferência, orgânicas (livres de agrotóxicos). Além disso, você também não pode se esquecer de higienizar os alimentos de forma correta, para eliminar bem todas as sujeiras e bactérias. Para te ajudar nessas duas etapas – na escolha e na lavagem das verduras – a gente separou umas dicas bem práticas. Dá uma conferida!

Verduras devem ter uma cor mais viva

O grupo das verduras é formado pelas folhas que todo mundo já conhece: alface, rúcula, agrião, brócolis, couve, espinafre, couve-flor e por aí vai. Elas são mais fáceis de escolher que as frutas e legumes – pois você só precisa analisar, basicamente, a firmeza dos talos e a coloração das folhas. Manchinhas, por exemplo, já são um indicativo de que a verdura não está em sua melhor condição. Além disso, quanto mais firmes forem os talos, mais frescas serão as folhas. Na hora de comprar, lembre-se de analisar bem todos os lados do alimento para se certificar de que não há nenhuma mancha – fica a dica!

Obs.: Ao contrário do que muita gente pensa, não é indicado lavar as verduras antes de guardá-las na geladeira. Isto porque, quando as folhas estão úmidas e ficam expostas no refrigerador, elas costumam durar bem menos. Por isso, o ideal é lavá-las apenas na hora de consumir mesmo.

Alface não pode estar murcha

Escolher uma alface em bom estado não é nada difícil, basta se certificar de que as folhas não estão murchas ou com manchinhas. Pode reparar que, quando a alface está velha, ela fica com as folhas mais caídas e com manchas marrons nas extremidades. Além disso, você também deve atentar para a coloração do alimento – a alface americana, por exemplo, deve ter um tom de verde mais claro.

Como lavar: A higienização da alface também é supersimples, pois você só precisa lavar as folhas em água corrente, secar com um papel toalha (ou deixar escorrendo) e depois misturar na salada. Muitas pessoas também deixam as folhas de molho com água e vinagre, por cerca de 20 minutos, para eliminar os microrganismos. Depois de deixar de molho, é o mesmo esquema: lave as folhas em água corrente e as seque para consumir.

Brócolis e couve-flor devem estar com as flores fechadas e talos firmes

Para escolher brócolis e couve-flor mais frescos, você deve analisar a textura das folhas e a firmeza dos talos: quando as folhas estão mais fechadas e firmes (em vez de mais macias), significa que a verdura está no ponto para ser consumida. Além disso, o ideal é também escolher essas verduras de acordo com a coloração: o brócolis deve ter uma tonalidade forte de verde-escuro, enquanto a couve-flor deve ser mais clara (em tons de branco ou creme). Antes de comprar, certifique-se de que não há nenhuma manchinha preta ou marrom nos alimentos.

Como lavar: Assim como a alface, o brócolis e a couve-flor também devem ser devidamente higienizados antes de consumidos. Para isso, você só precisa deixá-los debaixo da água corrente ou, então, seguir o mesmo esquema de deixá-los de molho com vinagre por cerca de 20 minutos. Depois, é só secar e consumir na salada ou em outro prato. Muitas pessoas, inclusive, gostam de preparar o brócolis com arroz, macarrão, refogado na manteiga e até mesmo suflês de couve-flor e brócolis gratinados no forno. Tudo isso fica uma delícia!

Rúcula e espinafre também devem estar com as folhas firmes

Assim como as verduras que já citamos, a rúcula e o espinafre devem ser escolhidos seguindo as mesmas dicas: as folhas devem estar firmes e sem manchas e os talos mais duros (nunca quebradiços). Além disso, uma boa dica é verificar a ponta dos caules das plantas – pois, caso eles estejam amarelados, significa que os vegetais já passaram do ponto. Na hora de lavar, você também deve separar as folhas que estão murchas e lavar as outras em água corrente. Seguindo essas dicas, não tem como errar na escolha das verduras!

Veja mais