Aprenda a identificar se a fruta está madura antes de comprá-la na feira
Todo mundo sabe que uma dieta balanceada deve conter frutas, sejam elas puras, em um suco ou mesmo como parte de uma receita. Só que muita gente evita comprá-las por não saber escolher as melhores no mercado. Afinal, imagina levar uma laranja lima para casa e na hora de comer descobrir que ela está completamente azeda? Ou então perceber que o abacate de tão passou do ponto e está todo marrom por dentro? Esses pequenos equívocos fazem com que o consumidor não só se decepcione como também acabe perdendo dinheiro, já que no fim acaba jogando tudo fora. Se você não quer mais errar na próxima ida à feira ou ao mercado, dá uma olhada nas nossas dicas para comprar frutas maduras prontas para o consumo:
Maracujá deve ter pequenas rugas na casca
Primeiro é preciso ir pelo básico: a fruta não deve estar com a cor verde, mas sim amarela. Depois dê uma olhada na casca, que deve estar com pequenas rugas. Se forem muitas já passou do ponto, e se estiver completamente lisa ainda está verde. Por fim, chacoalhe um pouco e veja se a fruta está pesada e mexendo por dentro. Em caso positivo, isso significa que ela está cheia de polpa e prontinha para virar suco. Lembrando que o maracujá também pode ser usado em doces, geleias e mousses e é ótimo para reduzir o estresse do dia a dia.
Abacaxi amarelado está no ponto para consumo
Por mais que essa seja uma fruta com um manuseio um pouco mais complicado, ainda assim será preciso apertá-la para saber se ela está verde ou não. Afinal, se a sua casca se mantiver muito dura significa que ela não está no ponto, mas se o seu dedo afundar demais isso pode querer dizer que ela já passou e está apodrecendo. Outra dica é olhar a cor, porque levemente amarelado é o maior alerta que o abacaxi está pronto para ser consumido. Além disso, você também pode cheirar a fruta, porque se ela estiver com um aroma doce significa que está madura, mas se for azedo, lamentamos informar, mas é melhor nem comprar.
Maçã não deve ter manchas marrons
Aqui é preciso primeiro estar atento ao tipo de maçã que você escolheu, já que se optou pela verde não adianta esperar ela ficar vermelha, porque só vai ver sua fruta apodrecer. O truque é ficar bem atento à sua casca, evitando as que estão machucadas ou com manchas marrons, porque isso significa que elas oxidaram e amadureceram demais. Já para saber se a maçã verde passou do ponto basta olhar sua cor: se ela está amarelada é melhor deixá-la de lado. Por fim, se a fruta estiver pesada saiba que suas chances de estar suculenta são bem maiores.
Abacate pode ser comprado ainda verde
Fique bem atento às nuances dessa fruta, porque muitas vezes se compra ela verde para esperá-la amadurecer em casa, mas se você não prestar bastante atenção ela pode simplesmente estragar. Para saber se o abacate está no ponto, aperte a sua casca: se ela afundar está no ponto, e se estiver dura ainda está verde. Também fique atento a possíveis manchas marrons, porque elas indicam que a fruta está madura demais, e se você a abrir verá a parte interna também estará com essa cor. Portanto, se um pontinho escuro apareceu provavelmente está mais do que na hora de utilizar esse abacate. Na pior das hipóteses você ainda pode aproveitar o seu caroço para fazer um creme hidratante.
Banana não deve estar com as extremidades verdes
Neste caso é importante prestar atenção em todo o corpo da fruta, porque embora ela possa estar bem amarela se as suas extremidades estiverem verdes talvez você acabe consumindo uma banana com pouco sabor. Para ter certeza que ela estará bem suculenta fique de olho nas manchas marrons, porque se elas começaram a aparecer significa que a fruta está madura. Mas não demore muito para consumi-la, porque quando a banana está marrom demais significa que começou a apodrecer. Na dúvida leve um cacho para casa e vá consumindo conforme cada uma delas for amadurecendo.
Manga indica que está madura pelo seu cheiro e formato
Ao contrário do que ocorre com muitas frutas, neste caso é melhor não considerar a sua cor, já que a manga possui diversas variedades, então você pode acabar se confundindo se for se guiar apenas pela sua tonalidade. Aqui o mais importante é sentir o seu cheiro e ver o seu formato. Se o seu odor na área mais próxima ao caule for adocicado significa que ela está pronta para consumo, e se estiver azedo é melhor nem comprar. Além disso, veja se ela está gorda e comprida, porque esse é mais um sinal de que ela está madura.
Pera madura é amarelada, e não verde
Sabe aquela pera verdinha que parece deliciosa? Pois é melhor pensar de novo, porque isso significa que ela está dura! E como aqui não estamos falando de uma maçã, dar uma mordida e dar de cara com uma fruta nada suculenta é péssimo. Por isso, opte por aquelas que já estão mais amareladas, ou então leve-a para casa e espere ela amadurecer. Também fique atento à casca, para evitar machucados ou manchas marrons, que significam que aquela área está estragada. Por fim, aperte a pera bem leve, e se ela afundar um pouco significa que já está macia e bem madura.
Melancia deve estar livre de caroços ou marcas
Por ter um tamanho bem grande e uma casca grossa muita gente pode pensar que é impossível saber se ela está madura ou não, mas seguindo algumas dicas você nunca mais irá levar uma para casa sem que ela esteja no ponto correto. Primeiro procure as mais simétricas e evite as que tenham algum caroço ou marca. Depois compare as melancias e procure a mais pesada para o seu tamanho: provavelmente essa será a mais madura. Mas para ter certeza mesmo basta dar uma batidinha em uma de suas extremidades como estivesse na porta da casa de alguém. Se o som produzido for abafado significa que ela está pronta para consumo.
Laranja pesada possui mais suco
Aqui vai uma informação que você talvez não saiba: frutas cítricas não amadurecem fora do pé. Pois é, se você abriu a laranja e ela está azeda nem adianta esperar porque ela não vai melhorar com o tempo. Para escolher uma perfeita o primeiro passo é comparar o peso delas, pois as mais pesadas têm mais suco, e portanto estão mais maduras. Além disso, ela não deve ter um lado mais mole que o outro, sendo consistente como um todo. Também vale a pena dar uma olhada na casca, porque se ela estiver brilhante e bem laranja (ou amarela, dependendo da espécie) isso significa que provavelmente está suculenta.
Mamão com a casca dura ainda está verde
Não importa se você gosta do papaya ou do formosa, já que o importante é ver se ele conta com tons que vão do amarelo ao laranja. Se ele estiver com essa coloração é bem possível que esteja pronto para ser consumido. Mas se você não quiser se guiar apenas por isso não tem problema, pois há outras dicas. Assim como ocorre com outras frutas, aperte-a, pois se os seus dedos entrarem um pouco isso significa que o mamão está maduro. Além disso, você pode cheirá-lo, e se o seu odor, que é bem característico, estiver forte, isso significa que pode comê-lo já.