As causas da alergia à aveia e o que fazer para tratar o problema
Além das alergias ao glúten e à lactose – que a maioria das pessoas já conhece – existem outros processos alérgicos alimentares que muita gente nem sabe que existe. A alergia à aveia, em especial, pode ser causada pela substância proteica avenina – que, ao ser identificada como ameaça ao organismo, pode causar uma série de sintomas. Quer saber mais sobre esse tipo de alergia, seus sintomas e tratamentos? É só continuar lendo!
Sensibilidade à avenina pode causar dor de estômago, diarreia e até irritações na pele
Como todo processo alérgico, a sensibilidade à substância proteica avenina também causa uma série de problemas: dores no estômago, enjoos, diarreias, coceiras nos olhos, na garganta, congestão nasal e até mesmo irritações na pele. Isso acontece quando o organismo considera a substância proteica um “corpo estranho” – isto é, uma ameaça que precisa ser combatida.
Mas, para ter certeza que a alergia é realmente causada pela avenina, é muito importante fazer o devido diagnóstico com um médico. Afinal, existem outras substâncias presentes na aveia que – dependendo do caso – podem ser rejeitadas pelo organismo. Por isso, lembre-se de fazer um teste de alergia, ok?
Como tratar alergia à aveia?
Para tratar a alergia à aveia você precisa seguir as recomendações médicas. Nos casos mais radicais é necessário cortar de vez o cereal, o que inclui todas as suas versões (farinha, farelo e flocos). Além disso, lembre que alguns biscoitos, barrinhas de cereal e outros alimentos contêm aveia e, por isso, também devem ser cortados da dieta.
Caso a sua alergia seja mais amena, por outro lado, é possível que o tratamento não seja tão rígido. Reações alérgicas mais leves, por exemplo, podem ser evitadas com a ajuda de um anti-histamínico. Apenas lembre-se de fazer o devido acompanhamento médico para não errar no tratamento!
Glúten também pode ser o causador da alergia à aveia
Muita gente não sabe, mas a alergia à aveia também pode ser causada pelo glúten (proteína presente em vários cereais). Mas é nesse ponto que entra um fato curioso: a aveia, na verdade, não possui glúten em sua composição, mas acaba adquirindo um pouco da substância por conta do processo de produção.
Acontece que a aveia costuma ser cultivada nas mesmas instalações que o trigo – e, por conta disso, ela acaba sendo contaminada pelo glúten. Por isso, quem é celíaco ou sofre com algum tipo de intolerância à proteína precisa tomar muito cuidado com o consumo de cereais.