As especiarias brasileiras que prometem deixar a sua comida mais gostosa
Você já ouviu falar nas especiarias brasileiras? São sementes, raízes e frutos aromáticos encontrados no Norte e Nordeste brasileiros, usados geralmente para o preparo de doces típicos. Só que, para muita gente, essas especiarias parecem exóticas, sabia? Para que você conheça as principais delas, nós preparamos uma lista com opções de diferentes lugares do país. Confira e se inspire a fazer uma receita todinha brasileira!
Puxuri é uma semente amazônica ótima para preparar pães e arroz-doce
Para iniciar a nossa lista, separamos uma semente que dá um sabor incrível a diferentes pratos! De origem amazônica, o puxuri é bem parecido com a noz-moscada e combina, principalmente, com receitas doces – tais como o arroz-doce e pão de mel. Além disso, o puxuri pode substituir a pimenta em alguns pratos. O lado bom é que essa especiaria também possui propriedades fitoterápicas – ajuda a tratar diarreia, gases e incontinência urinária.
Imbiriba é uma semente altamente aromática
Outra semente que merece destaque é a imbiriba, conhecida por ser altamente aromática. Originária do Nordeste, ela concede um sabor levemente picante às receitas e costuma ser usada no preparo de doces. Com a banana, por exemplo, essa especiaria fica uma delícia! Aliás, a imbiriba pode ser usada como substituta da canela em alguns pratos – que tal experimentar? Além disso, ela ajuda a tratar dores musculares e problemas gastrointestinais. O ideal é que você use essa semente por infusão ou triturada, ok?
Pimenta-de-macaco é ótima para temperar pratos doces e salgados
A pimenta-de-macaco é uma especiaria do Cerrado brasileiro que pode ser usada de diversas formas – para temperar carnes, caldos, mousses etc. – ou seja, receitas doces e salgadas. Ela também é aromática, lembra o sabor da imbiriba e também é cheia de benefícios: atua como antisséptico natural, auxilia na digestão e ajuda a combater diarreias. Você também deve usar essa semente triturada ou em infusão.
Cumaru é ótima para o preparo de sorvetes, brigadeiros e doces
De origem amazônica, a semente cumaru tem um sabor adocicado e combina muito bem com receitas doces. Ela pode ser usada no preparo de bolos, sorvetes, caldas e até mesmo brigadeiros. Apesar de ter propriedades interessantes para o nosso organismo (atua como analgésico, por exemplo), essa especiaria deve ser consumida com parcimônia, pois alguns estudos já apontaram que, em exagero, ela pode ser prejudicial à saúde. Mas fique tranquilo, porque é só usá-la de forma moderada que não tem erro!
Priprioca é uma raiz perfumada ótima para o preparo de arroz-doce
Entrando no grupo das raízes, a priprioca é uma das mais saborosas e pode ser encontrada na região da Amazônia. Essa especiaria tem um tem um sabor que aparenta um tipo de capim adocicado – ótimo para dar um toque exótico a receitas doces e salgadas. No arroz-doce, por exemplo, a priprioca dá um toque a mais de sabor e acrescenta aroma. Além disso, ela possui propriedades antibacterianas, analgésicas e antitérmicas. Interessante, né?