As frutas com K que vão te ajudar a variar na dieta
Para ter uma dieta rica em vitaminas A, C, fibras, antioxidantes e minerais, é muito importante incluir diferentes frutas no cardápio – cítricas, não ácidas, climatéricas (que amadurecem fora do pé) e outras, que também variam quanto ao sabor e textura. Para te incentivar a incrementar a dieta, nós preparamos uma matéria sobre frutas com K que trazem uma série de benefícios para o organismo. Vale a pena conferir!
1. Kiwi é rico em pectina, potássio e vitaminas importantes para a imunidade
Originário do sul da China, o kiwi é uma fruta de baixo valor calórico que pode ser usada no preparo de sucos, smoothies, geleias e diferentes tipos de doces. Ele se destaca por ter um alto teor de potássio, pectina (fibra alimentar que regula os níveis de colesterol), vitaminas A, B9, C e K. Além disso, o kiwi é rico em agentes antioxidantes, que fortalecem a imunidade e evitam o envelhecimento precoce.
2. Kinkan (ou kumquat) é um tipo de laranja rico em vitamina C
Outra fruta com K que merece destaque é a kinkan (ou kumquat) – um tipo de laranja pequena, de sabor mais adocicado, formato levemente oval e casca mais fina. Embora seja ótima para consumir in natura, a kumquat também é perfeita para o preparo de sucos e outras bebidas, pois tem um sabor menos ácido que os demais tipos da fruta – ou seja, dispensa o uso de adoçantes.
Ela se destaca por ter um alto teor de flavonoides, vitamina C e fibras alimentares que ajudam bastante na digestão. Uma boa dica, inclusive, é consumir essa fruta logo após o almoço – além de melhorar o funcionamento do aparato gastrointestinal, também otimiza a absorção de ferro pelo organismo (por conta do alto teor de vitamina C). A fruta ainda é muito indicada para turbinar a imunidade, é rica em substâncias anti-inflamatórias, cobre e potássio.
3. Kiwano (ou kino) é uma fruta exótica comum no sul da África
Para quem gosta de experimentar frutas exóticas, uma boa dica é apostar no kiwano (ou kino). Famoso no sul da África, ele tem um formato semelhante ao do melão, uma casca alaranjada, com espinhos grossos, e uma polpa verde pegajosa altamente nutritiva. Também chamado de pepino-africano, o kiwano se destaca por ter um alto teor de vitaminas A, B6 (piridoxina), C, ferro, magnésio, zinco, fósforo e potássio. A fruta traz uma série de benefícios para a saúde: melhora a saúde dos sistemas circulatório, nervoso, contribui para o controle do colesterol, do índice glicêmico e hidrata o organismo.
Por ter um sabor adocicado, a fruta também é ótima para o preparo de sucos e sobremesas. Uma boa dica é extrair a sua polpa (que é cheia de sementes) e usá-la no preparo de geleias ou smoothies. Você também pode incrementar iogurtes e até mousses, sorvetes ou molhos. Vale destacar, ainda, que a casca do kino também é comestível – nesse caso, tire bem os espinhos e, depois, a cozinhe com um pouco de açúcar demerara. Fica bem saboroso!
4. Kabosu é uma fruta cítrica semelhante ao limão
Muito usado na culinária japonesa como alternativa ao vinagre ou limão, o kabosu é uma fruta cítrica altamente rica em vitamina C, agentes antioxidantes e fibras alimentares. Ele é ótimo para turbinar a imunidade e faz bem para a saúde da pele. Uma boa dica é usar a fruta para preparar sucos ou até mesmo para temperar frangos, peixes, fazer molhos e marinadas. No Japão, inclusive, seu suco é utilizado em receitas de sashimi e outras com frutos do mar. O kabosu tem um sabor mais ácido, levemente adocicado, que se assemelha bastante a um mix de limão, melão e menta. Interessante, né?