Benefícios da acelga: os 7 motivos para acrescentar essa hortaliça na sua dieta
Descoberta por um botânico suíço e muito utilizada na culinária japonesa, a acelga é uma hortaliça que oferece vários benefícios para a saúde. Por contar com antioxidantes, previne o envelhecimento precoce, faz bem para a saúde mental e ainda evita o aparecimento de doenças graves – como o câncer. Além disso, também é fonte de nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo, como carboidratos, cálcio, fibras, proteínas, ferro, zinco, vitaminas e muitos outros. Saiba 7 motivos para acrescentá-la na sua dieta:
Acelga pode ser usada em receitas variadas
Nativa da Europa e com o nome científico de Beta Vulgaris, a acelga é uma hortaliça de destaque na culinária japonesa. No Brasil, não faz tanto sucesso assim por não ser tão conhecida, mas, ao saber todos os benefícios que ela pode entregar para a saúde, você certamente vai querer passar a consumi-la com frequência.
Com folhas verdes e hastes que podem variar entre o branco, vermelho ou amarelo, o vegetal tem sabor exótico – que fica no meio do caminho entre o amargo da beterraba e o salgado do espinafre – e pode ser usado em diversas receitas, como chás e até recheios de tortas e panquecas. Mas, além do gosto característico e do fato de ser um ingrediente versátil na cozinha, o que mais faz a acelga se destacar entre as demais hortaliças é o fato de ser rica em antioxidantes e nutrientes importantes para o corpo.
Antioxidantes e fibras fazem com que a acelga ajude a melhorar a digestão
Uma das maiores vantagens de adicionar a acelga na sua dieta é a melhora na digestão. Isso acontece porque a hortaliça tem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes que ajudam a eliminar as toxinas que comprometem o bom funcionamento do sistema digestivo. A presença de uma boa quantidade de fibras também influencia nessa questão e ainda ajuda no processo de emagrecimento por promover uma maior sensação de saciedade – o que faz com que as refeições do dia sejam feitas no momento certo e na quantidade ideal.
Presença de ácido alfalipóico na hortaliça traz benefícios para diabéticos
Quem sofre com diabetes precisa seguir uma dieta regrada para amenizar os efeitos da doença e levar uma vida mais saudável. Mas você sabia que, dentre esses alimentos recomendados para diabéticos, temos a acelga? Isso se deve pela presença de um antioxidante chamado de ácido alfalipóico, que tem como principal função controlar a quantidade de açúcar no sangue e ainda diminuir a resistência à insulina.
Acelga faz bem para o coração e para a saúde mental
Por contar com propriedades que ajudam a diminuir o colesterol ruim e nutrientes que melhoram a circulação sanguínea, a acelga também é um alimento “amigo do coração” por ser uma ótima aliada para impedir o surgimento de doenças cardiovasculares. E não para por aí: os agentes antioxidantes que fazem parte de sua composição também trazem benefícios para a saúde mental por protegerem o cérebro de doenças neurodegenerativas e impedirem transtornos ligados a ele – como a ansiedade.
Ossos ficam fortalecidos com o consumo frequente do vegetal
Como o cálcio é um dos principais componentes da acelga – funcionando, inclusive, como uma das principais fontes do mineral -, o fortalecimento dos ossos também está entre os seus benefícios! Por isso, para quem deseja deixar a estrutura óssea mais forte e evitar doenças sérias relacionadas a ela – como a osteoporose, por exemplo -, fica aí mais um motivo para adicionar esse vegetal à dieta. E vale lembrar que não é só o cálcio: o magnésio e a vitamina K, presentes na composição da acelga, também contribuem para esse objetivo.
Acelga protege a saúde dos olhos
Já entendeu por que a acelga é tão indicada para quem uma dieta saudável e rica nutrientes? Pois ainda não parou por aí! Além de tudo isso, ela também conta com dois antioxidantes – chamados de zeaxantina e luteína – que fazem bem para a saúde dos olhos. Isso acontece porque eles protegem a retina e ainda têm o poder de absorver a luz responsável por causar problemas sérios na região ocular – como é o caso da catarata, por exemplo.
Hortaliça evita o envelhecimento precoce e deixa os cabelos mais saudáveis
Como uma das principais funções dos antioxidantes é evitar o envelhecimento precoce das células, a pele também ganha com o consumo da acelga – já que esses agentes presentes no vegetal ajudam a impedir o aparecimento de rugas e de marcas de expressão. Os cabelos, por sua vez, são beneficiados pela presença da vitamina B7 – também chamada de biotina. Além de dar mais brilho para os fios, essa substância também favorece o seu crescimento por estimular os folículos capilares.