Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Benefícios da babosa: como a aloe vera melhora a pele, o cabelo e até a digestão
Guia Culinário 12/03/2019

Benefícios da babosa: como a aloe vera melhora a pele, o cabelo e até a digestão

Quem entende do universo das plantas medicinais já deve ter ouvido falar na aloe vera, popularmente conhecida como babosa. Ela é uma das mais bonitas, além de ter fácil cultivo e ficar incrível no jardim. Mas o que realmente impressiona é como essa planta consegue ser benéfica em diversos sentidos, pois contém um gel milagroso que funciona como hidratante natural e serve para tratar diversos problemas de pele e cabelo. Para que você conheça a fundo os poderes da babosa, nós listamos alguns benefícios que ela traz para a saúde. Confira!

1. Gel da babosa é usado como anti-inflamatório e cicatrizante

Muita gente não sabe, mas o gel da aloe vera é um dos principais cicatrizantes naturais que existem. Isso porque ele consegue regenerar bem os tecidos da pele, podendo ser usado em cicatrizes de acnes, machucados, queimaduras e manchinhas. Apenas lembre-se que é preciso aplicar primeiro o gel em uma área não afetada por qualquer tipo de ferida para ver se ela causa alguma reação alérgica no seu corpo, ok?

Além disso, ele é ótimo para aliviar sintomas de inflamações – podendo ser usado como remédio para focos de dermatite e feridas, pois também atua como antibactericida. O gel fica localizado na parte interna das folhas, de modo que você só precisa cortá-las ao meio para extrair o produto.

2. Ajuda a tratar picadas de insetos

Outro benefício incrível da babosa é que ela ajuda a aliviar coceiras e dores de picadas de insetos, principalmente de pernilongos. Neste caso, você só precisa cortar a casca da folha e deixar o gel bem em cima da área da picada. É realmente impressionante como a coceira, a vermelhidão e o inchaço somem rapidamente.

3. Combate as rugas e funciona como hidratante natural

Para quem quer manter a pele rejuvenescida, também é recomendável usar o gel de babosa como creme facial. Isso porque ele estimula a produção de colágeno, combatendo as rugas e aumentando a elasticidade da pele. O gel, encontrado na parte de dentro das folhas, é rico em vitaminas, enzimas, aminoácidos, sais minerais e outras substâncias que hidratam e fazem superbem à pele. Por isso, uma boa dica é preparar um creme de babosa e também adicionar outros ingredientes naturais – quem sabe, até fazer uma esfoliação com café ou açúcar junto.

4. É possível massagear o corpo usando gel de babosa na pele

Por conta de sua textura mais gelatinosa, a babosa também é ótima para fazer massagens na pele. Para quem sofre com enxaquecas, por exemplo, uma boa dica é usar o gel para massagear as têmporas, a nuca e os ombros para relaxar. Você pode adicionar algum óleo, como o de camomila, para tranquilizar, dar um cheiro agradável à solução e também facilitar na hora de massagear.

5. Ajuda a fortalecer os fios do cabelo

Outro ponto positivo da aloe vera é que ela também ajuda a fortalecer os fios do cabelo. Isso porque o gel é rico em minerais, vitaminas e substâncias hidratantes, deixando os fios menos quebradiços e mais brilhantes. Geralmente, o tratamento com o gel da babosa é indicado para quem sofre com cabelos ressecados, pois ele consegue devolver a vitalidade e a hidratação ao couro cabeludo.

6. Atua no tratamento de doenças

Outra vantagem da babosa é que ela possui propriedades anestésicas e antitérmicas. Isso significa que ela atua no tratamento de diversas doenças, já que ajuda a reduzir enxaquecas, a baixar a febre, e até mesmo a combater infecções.

7. Sucos de aloe vera auxiliam na digestão

Você sabia que dá para fazer sucos a partir da aloe vera? Pois é, uma boa dica é bater o gel da planta com algumas frutas cítricas (como a laranja ou o limão) para fazer um suco bem saboroso, leve e nutritivo.

O ideal é que você corte as folhas da babosa apenas na hora do preparo – isso porque quando o gel fica muito tempo exposto ele pode acabar oxidando e, assim, perdendo seu efeito. Ou seja, quanto mais fresco ele estiver, mais benéfico e saboroso será o suco! Em vez de usar frutas no preparo, você também pode optar por bater a babosa apenas com água, mel e até mesmo um pouco de álcool – também fica uma delícia.

A grande vantagem do suco de babosa é que ele possui enzimas que auxiliam muito na digestão. Além disso, ele fortalece o sistema imunológico e diminui possíveis dores e desconfortos no intestino.

Contraindicações do aloe vera

O suco de aloe vera não é muito indicado para gestantes, pois é possível que ele influencie no processo de lactação (produção de leite para o bebê). No entanto, o gel pode ser aplicado na pele e no cabelo sem problemas, para tratar irritações, alergias, inflamações e por aí vai.

Além disso, o consumo de alimentos industrializados feitos à base de babosa não está liberado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Em um dos informes de seu portal, ela afirma:”A Anvisa já analisou petição de registro de alimento a base de aloe vera, mas a documentação científica apresentada foi insuficiente para demonstrar a segurança de uso. Além disso, os artigos científicos constantes da petição traziam efeitos medicamentosos para a Aloe vera. Assim, a petição foi indeferida e até o momento não há produtos a base de Aloe vera aprovados na área de alimentos”.

Ao mesmo tempo, ela lembra que produtos que possuam aloe vera e que sejam de uso tópico podem ser vendidos, desde que sejam para fins fitoterápicos e cicatrizantes.

Publicada em: 12/3/2019

Editada em: 13/01/2020