Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Bolinho de chuva vegano e outras versões saudáveis da receita
Guia Culinário 19/11/2020

Bolinho de chuva vegano e outras versões saudáveis da receita

Apesar de ser feito, tradicionalmente, com leite, ovos, açúcar, canela e farinha de trigo, existe mais de uma maneira de preparar um delicioso bolinho de chuva! Essa receita de vó que possui o típico gostinho de infância pode contar com variações saudáveis e até mesmo veganas – que, dependendo da forma do preparo, conseguem agradar a todos os públicos. Para te ajudar a fazer o lanche com os amigos ou com a família, nós separamos 3 receitas de bolinho de chuva. Dá uma olhada na matéria!

1. Bolinho de chuva vegano

O bolinho de chuva vegano, ao contrário de algumas pessoas pensam, é uma receita saborosa e bem simples de fazer. Sua única diferença, na verdade, é que ela substitui o leite de vaca pelo leite vegetal para não utilizar nenhum ingrediente de origem animal.

Ingredientes

– 1 xícara de farinha de trigo

– 200 ml de leite vegetal (como o leite de coco, de arroz ou de amêndoas)

– 1 xícara (chá) de açúcar demerara

– 1 colher (chá) de fermento em pó

– 1 pitada de sal

– 2 colheres (sopa) de óleo de coco sem sabor

– 1/2 colher (chá) de essência de baunilha

– Óleo para fritar ou óleo de coco para untar

– Açúcar e canela a gosto para polvilhar

Para preparar, o passo a passo é bem simples: basta misturar primeiro os ingredientes secos e, depois, acrescentar o leite vegetal, o óleo de coco sem sabor e a essência de baunilha. Em seguida, você pode fritar os bolinhos imersos no óleo ou levá-los para assar a 180ºC por aproximadamente 25 minutos em um refratário untado com óleo de coco (se preferir assá-los, acrescente mais uma xícara de farinha de trigo para a massa ficar consistente). Depois, é só polvilhar os bolinhos com uma mistura de açúcar e canela e pronto!

Dica: Para fritar o bolinho de chuva, pegue a massa já pronta com uma colher de sopa e empurre-a com outra colher para dentro do óleo. Essa é uma boa dica para deixar o bolinho no formato perfeito!

2. Bolinho de chuva simples com água

Você sabia que dá para preparar um bolinho de chuva simples e saudável utilizando água no lugar do leite? Dá uma olhada na receita!

Ingredientes

– 2 xícaras de farinha de trigo (ou farinha de amêndoas)

– 1 xícara (chá) de água

– 1/2 a 1 xícara de açúcar demerara

– 1 colher (sopa) de fermento em pó

– 2 ovos

– Açúcar e canela a gosto para polvilhar

– Manteiga para untar

Em uma tigela, acrescente a farinha, o açúcar, o fermento e misture bem. Depois, adicione os ovos e a água e misture tudo com um fouet até que a massa fique homogênea. Para assar o bolinho de chuva, faça pequenos formatos de bola com as mãos, coloque em uma assadeira untada com manteiga e farinha de trigo e leve para assar por mais ou menos 25 minutos a 180ºC. Para finalizar, polvilhe a massa com açúcar e canela!

3. Bolinho de chuva recheado com banana

Que tal preparar um delicioso bolinho de chuva recheado com banana? Além de ser feito no forno, a receita fica ainda mais saborosa e nutritiva com a fruta, que é rica em vitaminas, proteínas, fibras alimentares e minerais.

Ingredientes

– 2 xícaras (chá) de farinha de trigo

– 1 colher (sopa) de fermento em pó

– 1 xícara (chá) de leite

– 1 a 2 xícaras de açúcar demerara

– 2 ovos

– 2 bananas cortadas em cubinhos

– Açúcar e canela a gosto para polvilhar

Comece misturando a farinha e o fermento. Em seguida, acrescente o leite, o açúcar, os ovos e mexa muito bem com a ajuda de um fouet. Acrescente os pedaços de banana, tomando cuidado para não quebrar e misturando mais uma vez delicadamente. Para assar os bolinhos, verifique se a consistência da massa está no ponto certo e, caso seja necessário, acrescente mais um pouco de farinha de trigo para conseguir fazer o formato das bolinhas com as mãos. Leve para assar a 180ºC por 20 a 30 minutos (ou até ficar com uma coloração dourada) e lembre-se de deixar apenas 1 pedaço de banana em cada um dos bolinhos. Para finalizar, polvilhe o açúcar e a canela!