Café com óleo de coco: tem benefícios?
Tomar café com óleo de coco antes de fazer exercícios físicos – principalmente musculação – viralizou na internet como o pré-treino de algumas celebridades. A mistura simples, que só substitui o açúcar ou adoçante pelo óleo de coco na bebida matinal, promete aumentar a energia e a disposição. Consequentemente, tem a proposta de tornar o treino mais efetivo, mas a eficácia e os benefícios da bebida ainda geram muitas dúvidas. Confira, aqui embaixo, se ela é realmente funcional e recomendada!
Por que tomar café com óleo de coco antes de fazer exercícios?
No pré-treino, é recomendado que os alimentos ingeridos sejam aqueles que vão garantir que o corpo tenha energia suficiente para a prática de exercícios. Nesse caso, o café é um coringa por causa da cafeína: ela é estimulante e atua no cérebro aumentando o foco, a concentração e a energia. O óleo de coco, por sua vez, é um tipo de gordura natural recomendado para a dieta de quem evita os carboidratos visando o emagrecimento. Junto do café, ele também pode dar mais energia e melhorar a disposição antes de treinar. Por causa dessas propriedades, a bebida faz sucesso.
Em alguns casos, café com óleo de coco pode ser prejudicial à saúde
Mesmo que, aparentemente, o café com óleo de coco seja apenas benéfico, ele carrega algumas questões. A primeira delas é a contra-indicação para quem precisa controlar os níveis de colesterol. Mesmo sendo vegetal, o óleo de coco ainda é uma gordura e, se consumido em excesso, pode virar colesterol ruim e prejudicar o funcionamento do organismo.
Além disso, não há comprovação de que o café com óleo de coco ajuda a emagrecer e, se esse for o objetivo da sua dieta, talvez essa bebida não te ajude no processo. Aumentar o consumo de gordura, mesmo em dietas com restrição de carboidratos, não é recomendado: existem outras formas de garantir o necessário para que o corpo funcione de forma saudável e perder peso ao mesmo tempo.
Por fim, a longo prazo, o consumo constante de gorduras como o óleo de coco pode tornar o indivíduo mais propenso ao desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Ou seja: mesmo que tenha benefícios, o costume de tomar café com óleo de coco pode ser prejudicial. Por isso, o ideal é que o consumo aconteça em casos específicos, quantidades moderadas e com o acompanhamento de um profissional.
Outras opções de pré-treino para tomar além do café com óleo de coco
O café pode fazer parte da sua rotina de pré-treino, principalmente se você costuma praticar exercícios físicos pela manhã. Caso precise adoçar, prefira o açúcar demerara, que é mais saudável que o refinado e deve ser usado em quantidades menores. Você pode comer, também, pão integral – principalmente os com sementes: rico em fibras e um carboidrato com baixo índice glicêmico, ele oferece energia por um período de tempo mais longo sem aumentar tanto a sua ingestão de açúcar.
Além deles, alimentos que são fonte de proteínas, como o ovo, também são recomendados. Entre as frutas, a banana é uma das que mais fazem sucesso, já que tem carboidratos e potássio e também pode ser uma boa opção para a recuperação pós-treino. Iogurte natural e batata doce também podem fazer parte da sua rotina pré-treino.