Café da manhã low carb: ideias para começar o dia de forma saudável
O café da manhã low carb, assim como as outras refeições de quem segue esse plano alimentar, deve seguir a lógica de receitas com poucos carboidratos e mais fibras, proteínas e outros tipos de alimentos. Mesmo que a restrição pareça grande, com um pouco de criatividade é possível variar as opções de café da manhã saudável para não enjoar ao longo dos dias e sempre preparar pratos saborosos e funcionais nas primeiras horas do dia. Quer saber o que comer no café da manhã sem fugir da dieta? Confira, aqui embaixo, três opções que são fáceis de fazer e ficam prontas bem rápido.
1) No café da manhã low carb, a omelete pode ser feita na caneca
A omelete é uma ótima opção de café da manhã saudável e, para deixar seu preparo ainda mais prático, ela pode ser feita direto na caneca e levada ao micro-ondas. Para a base, você vai precisar de manteiga para untar a caneca, um ovo e duas colheres de sopa de leite. Os ingredientes do recheio variam de acordo com o seu gosto, mas queijo cottage, frango desfiado, tomates e temperos a gosto são ótimas opções. Grãos e oleaginosas também podem ser adicionados se você gostar do sabor.
Para fazer, comece untando a caneca e misturando bem o ovo e o leite. Depois disso, adicione os recheios picados e tempere. Leve ao microondas por 40 segundos, faça uma pausa para misturar e coloque, novamente, por mais 40 segundos. Se preferir o ponto mais consistente, basta deixar por mais alguns segundos cozinhando – mas sem que o tempo total passe de dois minutos e meio, ok?
2) Incremente a tapioca com grãos variados e um recheio saudável no café da manhã
Você gosta de tapioca? Ela é uma opção versátil de café da manhã, já que pode ser consumida com diferentes recheios. Ainda assim, muita gente foge dela na dieta low carb, já que a tapioca também é rica em carboidratos. Porém, se sua intenção é fornecer energia para o corpo, você pode equilibrar essa composição aumentando as fibras da refeição na hora de preparar – mesmo na dieta low carb.
A chia, por exemplo, pode ser adicionada à goma de tapioca antes do preparo com esse propósito, assim como a linhaça. Na hora de escolher os recheios, prefira opções saudáveis, como frutas e queijos sem gordura. Além disso, a tapioca também pode fazer parte do café da manhã pré-treino, já que vai fornecer a energia necessária para a prática eficiente de exercícios físicos.
3) Aposte na salada de frutas com mix de cereais para um café da manhã low carb mais leve
A salada de frutas é, entre as opções de café da manhã saudável, uma das mais práticas, já que pode ser preparada com antecedência, facilitando as manhãs corridas. Banana, mamão, uvas, kiwi, maçã, pera, abacaxi e outras frutas podem ser picadas e separadas em potinhos para o consumo. O mix de cereais pronto, que conta com aveia, linhaça, chia, quinoa e outros itens aumenta a quantidade de fibras da mistura. Se você quiser, também pode adicionar iogurte natural e aumentar ainda mais a quantidade de proteína na refeição.