Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Guia Culinário 08/01/2020

Cálcio e vitamina D: entenda como os dois ajudam a manter ossos e dentes fortes

Você já deve ter ouvido falar em como o cálcio (mineral encontrado no leite) é fundamental para o ganho de massa óssea e, consequentemente, para a prevenção de doenças como a osteoporose. O que realmente procede e faz todo sentido!

Mas você sabia que a vitamina D (obtida principalmente através da luz solar) também cumpre um papel importante nisso tudo? Para entender mais sobre isso, nós preparamos um tutorial explicando o porquê de esses dois nutrientes (tanto o cálcio quanto a vitamina D) serem indispensáveis para a saúde dos ossos e dentes. Confira!

Cálcio atua diretamente na formação dos ossos e dentes

Encontrado principalmente em leites, derivados (iogurtes, queijos e manteiga, por exemplo), folhas escuras, cereais e sementes, o cálcio é um dos minerais mais importantes para o funcionamento do organismo. Ele atua diretamente na formação dos ossos e dentes, atuando como um tipo de “matéria-prima” para esses tecidos duros do corpo.

Muita gente acaba se esquecendo de que os ossos – apesar de aparentarem grande resistência – precisam do devido cuidado e de uma boa alimentação para se manterem saudáveis. Em fases específicas da vida – durante a menopausa, por exemplo – é possível que haja uma desmineralização dos ossos, causada justamente pelo desequilíbrio hormonal. Por conta disso, é de suma importância manter uma dieta rica em cálcio, tomando suplementos quando necessário.

Vitamina D estimula a absorção de cálcio pelo organismo

Tudo bem que o cálcio é realmente indispensável para o fortalecimento dos ossos e dentes. Mas e quanto à vitamina D? O que ela tem a ver com esse assunto?

Para quem não sabe, a vitamina D é a responsável pelo transporte do cálcio do meio extracelular para o intracelular – isto é, garante a absorção do mineral pelo nosso organismo. Por isso, para manter os ossos e dentes sempre saudáveis, você também deve garantir que os níveis de vitamina D no sangue encontram-se elevados.

Além de consumir alimentos fontes de vitamina D, como peixes, frutos do mar, leites e derivados, é essencial tomar sol durante 20 minutos minutos todos os dias. O horário mais indicado para isso, inclusive, é entre 10h e 15h, que é justamente quando há o melhor ângulo de incidência dos raios solares para ativar a produção de vitamina D.

Mantendo uma rotina saudável – com o devido consumo de cálcio e exposição diária ao sol – pode ter certeza que os ossos e dentes ficarão fortalecidos!

Obs.: Engana-se quem pensa que, para manter bons níveis de vitamina D, basta recorrer apenas à alimentação. A exposição ao sol é o que mais ativa a produção dessa vitamina no nosso organismo e, por isso, esse deve ser considerado um hábito indispensável!