Chá de hortelã serve para que? Conheça 6 benefícios da bebida
Ter o hábito de tomar chás medicinais diariamente pode trazer uma série de benefícios, sabia? O chá de hortelã, em especial, tem várias propriedades terapêuticas e ainda pode ser combinado com outros ingredientes naturais – como limão e gengibre, que agregam vitaminas e tornam a bebida ainda mais saudável e saborosa. Mas afinal, chá de hortelã serve para que e qual a melhor forma de consumi-lo? Aqui, nós preparamos uma matéria completa falando sobre os benefícios dessa bebida. É só continuar lendo!
Quais os benefícios do chá de hortelã e como consumi-lo
A grande vantagem do chá de hortelã é que ele é fonte de vitaminas, minerais e tem propriedades medicinais que ajudam a tratar uma série de problemas. Ele pode ser usado para aliviar dores, aumentar a imunidade e pode ser consumido de diferentes formas – tanto puro quanto adoçado com mel e incrementado com especiarias. Confira os principais benefícios do chá de hortelã:
1. Chá de hortelã: benefícios para o sistema respiratório
Você sabia que o chá de hortelã tem potencial descongestionante e anti-inflamatório? Por isso, ele ajuda a aliviar sintomas de gripes, resfriados, sinusites, bronquites e outros problemas respiratórios. Ele é bom para limpar os pulmões, alivia sintomas de dor de garganta, tosse e aumenta significativamente a imunidade.
2. Chá de hortelã é calmante e anti-inflamatório
Outro ponto positivo do chá de hortelã é que ele surte efeito calmante no organismo, sendo ótimo para relaxar a mente e até tratar insônia. Por conta disso, inclusive, ele ajuda a tratar inflamações no estômago (problemas como gastrite) e nas vias respiratórias, fornecendo propriedades medicinais que atuam como um tipo de anti-inflamatório natural.
3. Bebida auxilia na digestão, aliviando cólicas e gases intestinais
O chá de hortelã também tem um forte efeito digestivo, sendo ótimo para tomar à noite ou após as refeições principais. Esse tipo de bebida também combate cólicas menstruais e outros possíveis sintomas que surgem nesse período, como gases intestinais e diarreia. Ele ajuda a regular o sistema digestivo e a equilibra o organismo como um todo.
4. Chá de hortelã com limão é detox, rico em vitaminas e antioxidante
Quando incrementado com limão, o chá de hortelã se torna ainda mais nutritivo. Essa combinação é rica em vitaminas A, do complexo B, C, agentes antioxidantes e ainda surte um forte efeito detox no organismo. Ou seja, além de eliminar as impurezas do sangue, esse tipo de chá faz bem para a saúde da pele, dos cabelos e ainda dá uma turbinada na imunidade.
5. Infusão de folhas de hortelã é boa para tratar colesterol alto
Outro ponto positivo do chá de hortelã é que ele ajuda a controlar os níveis de colesterol no sangue, sendo ótimo para prevenir problemas cardiovasculares. Por ter um alto teor de compostos antioxidantes e anti-inflamatórios, a bebida ajuda a prevenir infecções e garantir uma melhor circulação sanguínea.
6. Chá de hortelã com gengibre cumpre ação termogênica
Além de preparar o chá de hortelã com limão, uma boa dica é introduzir o gengibre no preparo. Essa raiz medicinal se destaca por cumprir ação detox, digestiva e termogênica. Ou seja, ajuda a acelerar o metabolismo (o que é bom para queimar calorias) e ainda funciona como composto antioxidante.
Como fazer chá de hortelã
Para fazer chá de hortelã, você pode deixar as folhas frescas (preferencialmente recém-tiradas do pé) em infusão na água quente. Outra alternativa é já comprar o sachê pronto, o que acaba sendo mais prático. A Taeq, por exemplo, tem opções de chá de hortelã tradicional ou com limão, que são bem saborosos. Basta escolher o seu preferido!
Ingredientes
– 1 sachê de chá herbal de hortelã Taeq
– 300 ml de água fervida
Para preparar o chá, basta deixar o sachê em infusão na água fervida por cerca de 10 minutos. Essa é uma forma bem fácil de consumir chá de hortelã.