Chá de poejo serve para relaxar e ajuda na respiração! Conheça outros benefícios
Dono de nomes populares, como hortelãzinho, menta-selvagem e erva-de-são-lourenço, o poejo (Mentha pulegium) é uma planta medicinal muito conhecida por conta do seu chá. Esse, por sua vez, é famoso por ajudar na respiração e ter propriedades relaxantes. Além dessas características, a bebida também pode ser extremamente vantajosa para a saúde do corpo como um todo. Aqui, nós destacamos alguns dos principais benefícios do chá de poejo!
Chá de poejo serve para melhorar a qualidade do sono
Assim como outros chás calmantes que colaboram para um noite de sono tranquila, como o chá de camomila, de hibisco e de erva-doce, o poejo tem propriedades medicinais que ajudam a relaxar a mente e melhoram a qualidade do sono. Ao induzir o corpo a dormir gradativamente, o chá de poejo pode ser uma ótima alternativa para quem tem problemas sérios de insônia. Basta tomar uma xícara antes de dormir!
Bebida ajuda a tratar gripes e resfriados e previne problemas pulmonares
Por ter um aroma forte e característico, o chá de poejo funciona como um ótimo expectorante. Ele pode servir, inclusive, como uma espécie de remédio caseiro para tratar gripes e resfriados, mantendo o corpo livre de possíveis problemas no pulmão e nas vias respiratórias.
Chá de poejo é bom para a digestão
Sabia que tomar uma xícara de chá de poejo logo após as refeições, pode ajudar a combater problemas digestivos? Conhecido por melhorar o trânsito intestinal, o chá de poejo pode combater aquela sensação de inchaço no estômago, normalmente causada pela constipação. Ele também evita a prisão de ventre e ajuda a facilitar o processo digestivo como um todo.
Poejo possui propriedades antissépticas, vermífugas, carminativas e cicatrizantes
Além de ser um ótimo digestivo, o poejo é uma planta rica em propriedades antissépticas, vermífugas, carminativas (ou antiflatulentas) e cicatrizantes. Na prática, isso significa que o chá da planta pode ajudar, por exemplo, a proteger a pele contra a ação de bactérias e micro-organismos, bem como combater vermes e inflamações, reduzir a recorrência de gases e acelerar o processo de cicatrização do corpo.
Como fazer chá de poejo?
Para preparar o chá de poejo, basta misturar 1 a 2 colheres (sopa) de folhas da planta – isto é, mais ou menos 10 gramas de poejo – com 200 ml de água fervente. Em seguida, abafe, espere pelo menos 5 minutinhos e coe antes de servir.
Obs.: Evite dar o chá de poejo para bebês e para grávidas – a bebida possui propriedades que podem fazer mal para o organismo do bebê e, no caso das mulheres, estimular o abordo espontâneo.