Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Chá verde com gengibre, limão, cravo e mais sabores para aproveitar as vantagens
Guia Culinário 17/11/2022

Chá verde com gengibre, limão, cravo e mais sabores para aproveitar as vantagens

Quem tem o costume de tomar chás no dia a dia sabe que o chá verde é um dos mais benéficos para a saúde. Feito das folhas da camellia sinensis, a bebida ajuda na perda de peso, na prevenção da diabetes e no controle da pressão arterial. Além disso, o chá verde também tem ação anti-inflamatória, antibacteriana e antiviral, ou seja: fortalece a imunidade e evita doenças como gripes e resfriados. Para aproveitar essas e outras vantagens no seu dia a dia, você pode usar o chá verde tradicional ou os outros tipos de chá verde, incrementados com ingredientes que os tornam mais saborosos e vantajosos para o organismo. Saiba mais sobre eles aqui!

Chá verde: benefícios da bebida influenciam diferentes partes do corpo

O que faz do chá verde um aliado da saúde em diferentes momentos é a sua composição. A bebida é rica em vitaminas do complexo B, C e K, em minerais como potássio e manganês, e em diferentes tipos de antioxidantes. Sua ação diurética e digestiva evita inchaços e ajuda no controle do colesterol e dos níveis de glicose no sangue. Os antioxidantes, além de fortalecerem o sistema imunológico, preservam a saúde da pele e desaceleram o envelhecimento precoce. Outra vantagem é que ele é termogênico, ou seja: acelera o metabolismo, otimizando o processo de queima de gordura e desintoxicação do fígado. Por isso, o chá verde é uma boa opção para ajudar na digestão depois de alimentos pesados ou gordurosos.

Mesmo com tantas vantagens, vale o aviso: o chá verde também é rico em cafeína, então deve ser consumido sem exageros, ok?

Chá verde com gengibre e limão também é termogênico e diurético

Em vez de precisar escolher entre chá verde com gengibre ou chá verde com limão, que tal juntar as propriedades dos três numa mesma bebida? O gengibre e o limão reforçam as ações termogênicas e diuréticas do chá verde e também são ricos em antioxidantes e vitaminas boas para a imunidade. Além disso, o gengibre faz bem para o estômago e para o sistema respiratório e ajuda a controlar o nível de gordura no sangue.

Chá verde de rosa e jasmim equilibra o efeito estimulante do chá verde tradicional

Sozinhos, os chás de rosa e jasmim são conhecidos por suas propriedades calmantes e indicados para quem tem insônia e precisa desacelerar, principalmente durante a noite. Junto do chá verde, que é estimulante, eles “se neutralizam”, garantindo bem estar e diversos benefícios. Os chás de jasmim e rosa também são antioxidantes e têm efeito digestivo. Além disso, fazem bem para a saúde da pele e aliviam dores musculares e cólicas menstruais.

Chá verde de tangerina e cravo é rico em vitamina C e potássio

Outra opção de chá verde saborizado que potencializa os benefícios da bebida tradicional é o com tangerina e cravo. A tangerina, como outras frutas cítricas, é rica em vitamina C, mas também conta com vitamina A, potássio, cálcio, fósforo e magnésio. O cravo, por sua vez, é outra fonte de vitaminas, minerais e antioxidantes, fortalece o sistema imunológico, os rins e tem efeito antisséptico e anti-inflamatório.