Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Comer beterraba é bom para quê? Confira os inúmeros benefícios desse legume
Guia Culinário 11/03/2023

Comer beterraba é bom para quê? Confira os inúmeros benefícios desse legume

Graças à sua coloração marcante, a beterraba é um vegetal que não passa despercebido onde é incluído. Quem se faz a pergunta “comer beterraba é bom para quê?” deve ter curiosidade, principalmente, por causa da versatilidade deste alimento. Ela pode ser consumida crua ou cozida e aparece em saladas, sopas, sucos, patês e muitas outras receitas. Quer saber mais sobre os benefícios da beterraba? Confira aqui embaixo e descubra por que ela deve ser incluída na sua dieta!

1) Beterraba: benefícios começam no controle da pressão arterial

A pressão alta é uma condição de saúde que deve ser tratada constantemente, mas que também pode ser aliviada com a alimentação correta. Consumir beterraba é bom para pressão alta porque tem substâncias que relaxam as paredes dos vasos sanguíneos. Consequentemente, o sangue circula com mais facilidade e, por isso, esta propriedade também é benéfica para quem trata problemas vasculares.

2) Beterraba é bom para anemia

A anemia é uma condição de saúde que se caracteriza pela quantidade baixa de glóbulos vermelhos no sangue. O ferro e a vitamina B12 são substâncias essenciais para a formação desses glóbulos e, geralmente, quem tem anemia está com deficiência destes nutrientes no organismo. A beterraba ajuda neste caso por, justamente, ser rica em ferro e em vitaminas do complexo B. Vale lembrar que o diagnóstico de anemia e seu tratamento devem ser indicados por um profissional, já que existem diferentes tipos e causas para a doença.

3) A beterraba melhora a saúde dos olhos

A vitamina A também está presente em grandes quantidades na beterraba e, por isto, o vegetal também é benéfico para a saúde ocular. Entre as diferentes vitaminas que fazem bem para os olhos, a vitamina A, especificamente, é responsável pela manutenção da clareza da córnea e pela lubrificação do globo ocular. A falta dela pode provocar doenças como a cegueira noturna e aumenta a probabilidade de condições mais sérias, como a catarata.

4) O sistema imunológico também é fortalecido com o consumo constante de beterraba

Rica em vitamina C, a beterraba é um vegetal antioxidante. Isso significa que ela combate os radicais livres e evita a degeneração das células do organismo. Sua ação no sistema imunológico ajuda a fortalecer as defesas do corpo, evitar doenças e acelerar o tratamento das que já foram adquiridas.

5) A beterraba ajuda a controlar os níveis de colesterol

Outro ponto positivo da beterraba para o organismo é o controle do colesterol LDL Isto acontece porque ela é rica em antioxidantes e fibras e, juntos, estes dois componentes diminuem a absorção de gordura pelo corpo durante a digestão e otimizam a função intestinal. Para quem se pergunta “suco de beterraba é bom para quê?”, vale destacar que esta bebida pode ajudar o corpo a digerir as refeições, preserva todos os benefícios da beterraba e pode ser feita com as suas folhas.

6) A beterraba otimiza o desempenho na prática de exercícios

Por relaxar os vasos sanguíneos e otimizar a circulação, a beterraba também torna mais simples o transporte de oxigênio para os músculos. Isto evita a fadiga e aumenta a disposição durante a prática de exercícios, principalmente os mais pesados, como a musculação.

Bônus: comer beterraba é bom para diabetes?

A dieta de uma pessoa com diabetes precisa ser controlada por um profissional. Isto acontece porque as restrições acontecem de acordo com o tipo e intensidade da doença. Dito isto, mesmo que a beterraba seja considerada uma vilã para diabéticos por causa da quantidade de açúcar, ela é rica em fibras, não causa pico de glicemia e tem muitas outras vantagens para o organismo. Ou seja: de forma geral, ela pode, sim, entrar na rotina alimentar de quem tem diabetes. Porém, a palavra final, as quantidades e a frequência de consumo devem ser indicadas por um nutricionista.