Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Comida mediterrânea: 4 novas receitas para seu cardápio
Guia Culinário 19/01/2022

Comida mediterrânea: 4 novas receitas para seu cardápio

Quer dar uma diferenciada no cardápio no fim de semana? A comida mediterrânea é uma opção saudável para curtir uma noite de receitas estrangeiras com a família! O preparo é tão prático que você com certeza vai querer incluir na rotina alimentar também. Ao provar a famosa dieta mediterrânea, você não só conhece um pouco mais da cultura da região como também garante mais saúde para o organismo. A melhor parte é que você pode aproveitá-la diretamente de casa! Então, descubra agora novos pratos da dieta mediterrânea e veja exemplos de preparos simples e saborosos para garantir boas refeições.

Dieta mediterrânea, cardápio e ingredientes: entenda quão saudáveis são os preparos

Os pratos da comida mediterrânea se destacam como exemplos de cardápio saudável ao redor do mundo! Isso porque se trata de uma culinária simples e baseada em plantas, além de outros ingredientes orgânicos e naturais no geral. Os alimentos mais usados para o preparo dos pratos são azeite, legumes, hortaliças, peixes, frutos do mar, iogurte, grãos, cereais, oleaginosas e frutas frescas e secas. Só coisa boa!

Por ser uma dieta pobre em açúcares refinados ou gorduras saturadas, é considerada uma ótima opção para diabéticos e cardíacos. Outra coisa fundamental que reforça a importância da dieta mediterrânea é a variedade alimentar e a flexibilidade dos preparos, os quais tornam as receitas ainda mais indicadas para o dia-a-dia!

Dieta mediterrânea: receitas novas em que você deve investir

Já deu para ver que saúde não falta, né? Apostar nos ingredientes e pratos da cozinha mediterrânea promove ainda mais bem-estar para o dia-a-dia, e eles ainda podem ser incluídos sem dificuldade na rotina. Afinal, é possível encontrar receitas para entradas, saladas e pratos principais. Se você quer aumentar a lista de preparos para o cotidiano com opções para lá de saudáveis, salve os exemplos abaixo:

1. Sopa de tomate mediterrânea

Bem versátil, a sopa de tomate mediterrânea pode ser servida como entrada ou prato principal! Você vai precisar de 1 passata de tomate, 1 pimentão vermelho e 2 colheres de sopa de iogurte. Manjericão e pimenta são à gosto. Asse o pimentão na boca do fogão para remover a casca. Em uma panela, refogue o manjericão com alho e azeite. Acrescente a passata e o pimentão e deixe ferver. Depois é só bater tudo no liquidificador, acrescentando o iogurte. Caso queira, é possível adicionar azeitonas pretas também. Simples, né?

2. Sanduíche de berinjela com abobrinha

A berinjela é um alimento orgânico cheio de benefícios para o organismo, assim como a abobrinha! Você vai precisar de 1 baguete integral, 2 pimentões vermelhos, 2 berinjelas, 2 abobrinhas, 1 passata de tomate, manjericão, tomilho, sal, pimenta, mozzarela de búfala e vinagre balsâmico a gosto. Aproveite a polpa dos pimentões e asse as fitas de berinjela e abobrinha no forno. Misture a passata com os condimentos e reserve por 30 minutos. Depois é só montar o sanduíche com o recheio em camadas!

3. Salada mediterrânea com rúcula e quinoa

Novas formas de fazer salada são sempre bem-vindas no dia-a-dia, certo? Ainda mais se você puder apostar em preparos com rúcula, originária do mediterrâneo, e a famosa quinoa. Serve como entrada para pratos principais e também como acompanhamento. Basta cortar a hortaliça de maneira que você desejar, acrescentar unidades de tomate cereja, temperar tudo com azeite e vinagre balsâmico e finalizar com grãos de quinua por cima. Vale a pena investir!

4. Terrine de queijo, abobrinha e tomate

Vamos fechar com chave de ouro! Clássico da cozinha mediterrânea, o terrine leva 2 tomates maduros sem semente, 2 abobrinhas, 100g de azeitonas pretas fatiadas; tomilho, manjericão, sal, pimenta e mozzarella de búfala a gosto. Asse fitas de abobrinha no forno com azeite, sal e pimenta enquanto prepara um recheio com a mozzarella, também com sal, pimenta e azeite. Em uma forma, comece com fitas de abobrinha sem deixar espaços livres e crie camadas de queijo, tomate, azeite e assim sucessivamente. Feche totalmente com a abobrinha por cima e deixe na geladeira por pelo menos 1 hora. E prontinho!