Guia Culinário
06/07/2015
Como aproveitar sobras e cascas? Descubra como tirar proveito dos alimentos!
Como um cardápio onde se aproveitam sobras pode ser bom? Se tratando de alimentos vivos, o uso de talos, cascas e folhas pode até parecer estranho aos nossos hábitos, contudo, todos esses “restos” são ricas fontes para uma alimentação saudável. Um estudo concluído recentemente pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), encomendado pelo Sesi/SP, analisou a importância nutricional dessas partes presentes em frutas , verduras e legumes.
Ao todo, a pesquisa analisou 19 alimentos e comprovou que, em muitos casos, os itens geralmente descartados em nossas preparações podem ter até mais nutrientes do que a polpa de frutas, verduras ou a folhagem de vegetais. Um dos resultados que mais surpreendeu foi a cenoura. De acordo com o estudo, a sua rama e casca são muito mais nutritivas que a própria polpa. “Em 100 gramas da rama há quatro vezes mais proteína, três vezes mais vitamina C e quantidade ainda maior de ferro do que na polpa”, destacou o documento da análise.
“Eu sempre recomendo. Chamamos isso de aproveitamento integral dos alimentos. Só precisamos ter cuidados com a forma de manusear e a higienização. É preciso uma ampla limpeza dessas cascas, pois elas ficam muito expostas”, disse a nutricionista Caroline Codonho.
Ricas fontes de nutrientes
Outro resultado surpreendente foi em relação aos alimentos ricos em potássio. Geralmente, as pessoas associam a banana como a principal fonte de potássio, no entanto, a pesquisa descobriu que 100 gramas da casca do pepino é ainda mais rica nesse nutriente. Além disso, a casca do pepino é fonte de fibras, o que torna a sua digestão mais fácil.
O estudo demonstra que as camadas externas de várias frutas são ricas em carboidratos, que fornecem energia às células, fortalecem a parede celular e servem de reserva energética. As cascas do abacaxi (4 g), da maçã (4,7 g) e da laranja (12 g) podem ser aproveitadas em várias receitas de bolos e sobremesas. De qualquer forma, a polpa da banana superou os demais produtos analisados, com 14 g de carboidratos. Um grama de carboidrato possui 3,7 calorias – valor utilizado para medir o valor energético dos aliment
Descubra as sobras mais nutritivas
Rama de cenoura: Em 100 gramas da rama há quatro vezes mais proteína, três vezes mais vitamina C e quantidade ainda maior de ferro do que na polpa
Folha de brócolis: Tem cinco vezes mais proteínas do que o talo
Casca da jaca: Apresenta 11 vezes mais vitamina C do que alguns sucos de fruta
Casca de pepino: Em 100 gramas da casca do pepino há grande quantidade de potássio e fibras
A folha da couve-flor: 100 g da folha contêm 122 mg de vitamina C, quantidade quatro vezes maior do que no mesmo volume da polpa da laranja, por exemplo.
Casca de laranja: 100 g de casca de laranja têm 107 mg de fósforo, volume bem superior ao verificado na polpa da fruta (18 mg).
Casca de limão: Possui 3 g de proteínas a cada 100 g, o maior volume entre as frutas estudadas. ricas em fibras,
Veja mais
Mais lidas
Guia Culinário
Guia Culinário
4 maneiras de deixar seu espaguete mais saudável
Guia Culinário
Selênio: para que serve e em que alimentos encontrar
Guia Culinário
Avitaminose: o que é e a importância de manter uma alimentação saudável
Guia Culinário
Lanche rápido: 6 opções para agilizar essa refeição
Guia Culinário