Como congelar abacate? Veja dicas para não errar
Já aconteceu de você comprar mais unidades de abacate do que deveria e acabar desperdiçando a fruta porque ela estragou? Bom, o abacate é um alimento rico em nutrientes que costuma amadurecer rapidamente, principalmente depois de ter sido aberto. Armazená-lo corretamente é importante na hora de fazer com que o fruto não apodreça e dure mais tempo. Veja as dicas e cumpra o passo a passo abaixo para saber como congelar abacate e conservar a fruta por mais tempo!
1. Fatie a polpa do abacate para facilitar a conserva
Há várias maneiras de congelar abacate. Antes de qualquer coisa, retire a polpa do alimento para agilizar o consumo após o descongelamento. Depois, você pode optar por deixá-lo inteiro, pela metade, em fatias ou mesmo em cubos. Se você quer ganhar espaço no congelador, o ideal é fatiar a fruta ou parti-la em pequenos cubos, pois isso facilita o manuseio e a organização na geladeira.
2. Pingue suco de limão na fruta para evitar a oxidação
O abacate é uma fruta que estraga facilmente devido à presença de fenóis em sua composição. Essas substâncias são oxidadas pelas enzimas presentes no ar e apresentam um tom mais escuro no alimento. Mesmo ao congelar abacate, é importante pingar suco de limão nos pedaços da fruta para garantir sua cor esverdeada durante a conservação e prevenir o gosto amargo que pode surgir posteriormente.
3. Disponha os pedaços do abacate em uma assadeira e leve ao congelador
Quando jogamos os pedaços de um alimento diretamente em um pote ou embalagem plástica para congelar, é comum que eles fiquem grudados, o que dificulta o manuseio no futuro. Para evitar o transtorno, disponha o abacate fatiado em uma assadeira ou mesmo uma tábua, dando espaço entre os pedaços para que eles não grudem. Uma dica é colocar a polpa em cubos de gelo. Então, congele o alimento.
4. Depois de congelados, coloque os pedaços em uma embalagem de fechamento hermético
Assim que o abacate estiver completamente congelado, transfira-o da assadeira ou tábua para um pote ou uma embalagem com fechamento hermético. Este tipo de cuidado é importante para evitar que a fruta escureça e perca o sabor ou nutrientes do fruto por estar em contato com outros alimentos no congelador.
5. Consuma o abacate em até 5 meses
Se você já se questionou por quanto tempo pode congelar abacate, saiba que o ideal é que o consumo da fruta seja realizado em até 5 meses para evitar a ingestão de alimento estragado. Nem mesmo o suco de limão ou o congelador são capazes de impedir que o abacate estrague, mesmo quando bem conservado!
6. Descongele o abacate na geladeira
Algumas receitas com abacate fazem uso do fruto ainda congelado, como no caso do preparo de sorvetes ou mesmo vitaminas. Porém, se você precisa da fruta fresca, há duas maneiras de realizar este processo. Você pode levar o abacate ao micro-ondas no modo “descongelar” ou com baixa potência para evitar o excesso de calor. Ainda assim, é possível que ele fique numa temperatura mais morna, o que não é interessante para muitas receitas. A melhor opção é deixar a fruta descongelar naturalmente em um pote na geladeira. Leva mais tempo, mas o resultado é maravilhoso. Depois, é só aproveitar em receitas como quiches, guacamole ou mesmo molho de torradas!