Como diminuir o consumo de plástico com pequenas atitudes no dia a dia
Grandes mudanças vêm com pequenas atitudes, sabia? Quando se trata de cuidar do meio ambiente – e ter um estilo de vida sustentável – existem hábitos, que apesar de simples, auxiliam na preservação ambiental. Um bom começo é seguir os três R’s da sustentabilidade (Reduzir, Reutilizar e Reciclar) e evitar desperdícios sempre que possível. Para te ajudar nessa missão pró-natureza, nós listamos pequenos hábitos diários que você pode adotar para diminuir o consumo de plástico. Dá uma olhada!
Recorra às ecobags em vez de usar sacolas de mercado
Essa dica é uma das mais básicas, mas faz total diferença. De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, entre 500 bilhões e 1 trilhão de sacolas plásticas são consumidas em todo o mundo por ano. Não é pouca coisa, né? Essa quantidade enorme de lixo causa a poluição de mares, rios e contribui para a degradação do meio ambiente. A boa notícia é que você pode fazer a sua parte para reduzir esse impacto – basta cortar de vez (ou ao menos diminuir) o uso de sacolas de supermercado. No lugar, você pode recorrer às ecobags, que são bolsas de pano reutilizáveis, bem mais ecológicas. Já é um começo!
Use copos e talheres reutilizáveis
Quem tem o hábito de levar marmitas para o trabalho pode (e deve) usar talheres reutilizáveis em vez dos de plástico. A nossa dica é deixar um kit com talheres de inox (ou de bambu), canudo e copo reutilizáveis dentro da bolsa para usar sempre que necessário. Assim, mesmo quando você precisar pedir quentinha na rua, dá para usar os talheres reutilizáveis em vez dos de plástico. Simples e eficiente!
Evite usar canudos de uma forma geral
Muitas vezes as pessoas usam canudos mesmo sem necessidade e, por conta disso, a quantidade de lixo produzida tende a aumentar demais. Em muitos lugares, o canudo de plástico já está terminantemente proibido, mas existem versões de papel que continuam circulando. A nossa dica é evitar todos os tipos de canudo sempre que possível – assim, você não gera lixo algum e tem um estilo de vida mais sustentável. Já se for muito necessário, opte pelo de inox, de vidrou ou de bambu.
Dê preferência aos potes de vidro
Para guardar restos de comida ou levar marmitas para o trabalho, a nossa sugestão é recorrer sempre aos potes de vidro. Eles são mais duráveis, fáceis de lavar, não ficam com cheiro de comida e são bem mais ecológicos. Vale destacar que o plástico, ao ser esquentado no micro-ondas, libera uma substância tóxica chamada bisfenol A, que contamina a comida. Por isso, é importante tomar bastante cuidado! Lembre-se que mesmo as vasilhas plásticas mais resistentes e duradouras serão descartadas algum dia – então dê preferência às de vidro, ok?
Já pensou em comprar a granel?
Além de evitar os canudos e sacolas plásticas, você também pode criar outro hábito sustentável que ajuda muito: passar a comprar mais alimentos a granel (ou seja, que vêm sem embalagem). Muitos grãos, sementes e oleaginosas são vendidos dessa forma e você pode criar o hábito de comprá-los com mais frequência. Além disso, ao comprar a granel, é possível escolher a quantidade exata de alimentos, evitando desperdícios. Fica a dica!