Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Guia Culinário 27/01/2020

Como evitar varizes? Os alimentos que reduzem as chances de desenvolvê-las

Engana-se quem pensa que as varizes são problemas meramente estéticos. Afinal de contas, elas geralmente causam sintomas bem preocupantes (dores e inchaços, por exemplo), podem se transformar em úlceras e ainda aumentam o risco de trombose.

Para quem não sabe, as varizes costumam surgir quando as veias não funcionam direito e acabam se dilatando (o que ocorre principalmente nas pernas e nos pés). Neste caso, o sangue fica estagnado, prejudicando o sistema cardiovascular como um todo. Complicado, né? Esse problema ocorre principalmente em mulheres de idade avançada, por conta dos hormônios femininos (o consumo de anticoncepcionais, inclusive, pode ocasionar a dilatação das veias).

A boa notícia é que existem formas de prevenir o surgimento de varizes – e, como sempre, a alimentação cumpre um papel importante! Para te ajudar a seguir uma dieta estratégica e equilibrada, nós conversamos com a nutricionista Mariana Duro, que sugeriu alimentos (e nutrientes) capazes de reduzir as chances de desenvolver varizes. Dá uma olhada!

Invista em alimentos ricos em vitamina C e antioxidantes para prevenir varizes

Se você tem predisposição ao surgimento de varizes (por conta de fator genético), é muito importante tomar cuidado com a alimentação! De acordo com a nutricionista Mariana Duro, existem alguns alimentos que podem ajudar nesse assunto: “O ideal é apostar em alimentos fontes de vitamina C e bioflavonóides, como tomate, damasco, morango, limão, abacaxi, acerola, ameixa e pêssego; frutas vermelhas, como framboesa, amora, uva, cranberry, mirtilo; vegetais roxos, como cebola roxa, berinjela e repolho roxo”, recomenda a profissional.

“Por serem alimentos fontes de vitamina C e bioflavonóides, são potentes antioxidantes, podem fortalecer a estrutura das veias e dos capilares e diminuir a formação de radicais livres. Também é indicado o consumo de açafrão e gengibre, pois esses alimentos são anti-inflamatórios e melhoram o funcionamento do sistema cardiovascular”, explica Mariana.

Vegetais verde-escuros e alimentos ricos em ômega 3 auxiliam no sistema circulatório

Para evitar varizes e outros problemas relacionados à coagulação do sangue, faz todo sentido investir em alimentos anticoagulantes. De acordo com a nutricionista, seguir uma dieta mais natural (com muitos vegetais) pode ser algo benéfico nesse sentido. “Alimentos de coloração verde-escura, como brócolis, espinafre, couve e rúcula, por exemplo, são ricos em magnésio e potássio, sendo fundamentais para o controle de coagulação sanguínea e para a prevenção de varizes e tromboses”, afirma.

Alimentos fontes de ômega 3, como atum, sardinha, linhaça e chia, por exemplo, também são potentes anticoagulantes e anti-inflamatórios. Já o amendoim é um alimento vasodilatador, portanto atua na melhora da irrigação sanguínea e, assim, contribui para a circulação”, complementa a nutricionista.

Pratique exercícios e tenha um estilo de vida saudável

Você já parou para refletir se tem (ou não) um estilo de vida saudável? Quem tem predisposição genética a determinados problemas precisa, acima de tudo, criar uma rotina saudável. De acordo com a nutricionista, essa é uma das melhores dicas para evitar as varizes! “A prática de atividade física é indispensável para melhorar a circulação e melhorar o funcionamento do sistema linfático. Desta forma, atua de forma direta evitando o aparecimento das varizes”, explica Mariana.

Para finalizar, a nutricionista recomenda hábitos que – de certa forma – são decisivos para garantir a saúde do sistema circulatório. “Além de ter uma alimentação rica em alimentos anti-inflamatórios e antioxidantes, como já citei, é fundamental ter um consumo de água adequado, assim como evitar alimentos processados – principalmente os ricos em sódio e glutamato monossódico. Também é importante buscar a ajuda de um profissional nutricionista para manter o peso ideal, pois o sobrepeso ajuda no aparecimento das varizes”, encerra a profissional.