Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Como fazer caruru? A receita tradicional desse acompanhamento de acarajés
Guia Culinário 09/12/2020

Como fazer caruru? A receita tradicional desse acompanhamento de acarajés

Popular em todo o Nordeste brasileiro, o caruru é um dos principais acompanhamentos do tradicional acarajé da Bahia! Além de ser um clássico da culinária regional, sua receita é extremamente nutritiva e leva outros ingredientes de grande importância cultural e histórica no Brasil, como o azeite de dendê e o quiabo. Para te ajudar a prepará-lo em casa, nós separamos um passo a passo de como fazer caruru sem mistérios. Confira a matéria!

Aprenda como fazer caruru do jeitinho da Bahia

O preparo do caruru é dividido em duas etapas bem simples de fazer: a primeira consiste em uma mistura no liquidificador e a segunda é a finalização do quiabo cozido na panela (ingrediente principal da receita).

Ingredientes

– 400 g de quiabo

– 1 limão (opcional)

– 1 xícara (chá) de amendoim torrado sem casca

– 150 g de camarão seco descascado

– 1 xícara (chá) de castanha-de-caju torrada

– 1 dente de alho

– 1 colher (sopa) de gengibre ralado

– 1 xícara (chá) de coentro e cebolinha picados

– 1 copo de água (para o liquidificador)

– 3 colheres (sopa) de azeite de dendê

– 1 cebola grande

– Sal e pimenta-do-reino a gosto

– 300 ml de água (para o cozimento)

Comece cortando em quiabo no sentido do comprimento em pequenos pedaços picados com a ajuda de uma faca bem afiada (lembre-se de descartar as extremidades do vegetal). Em seguida, coloque-o em uma bacia, acrescente o suco de 1 limão e deixe de molho por pelo menos 20 minutos – essa é uma dica opcional para quem quiser tirar a baba do quiabo antes de fazer o caruru. Depois, é só secar com um pano de prato limpo.

No liquidificador, bata o amendoim, o camarão, a castanha, o dente de alho, o gengibre, o coentro e a cebolinha junto com o copo de água até formar uma pasta. Em seguida, coloque o azeite de dendê uma panela, acrescente a cebola e refogue até ficar bem douradinho. Junte o quiabo picado, tempere com sal e pimenta-do-reino e refogue por 15 minutos em fogo baixo, mexendo sem parar. Caso seja necessário, acrescente 100 ml de água para ajudar no cozimento.

Depois, junte a pasta de camarão, o restante da água e misture bem. Deixe cozinhar, ainda em fogo baixo, por mais ou menos 20 minutos, mexendo sempre para não queimar. Verifique o sabor e, se necessário, ajuste o sal. Quando o caroço do quiabo estiver rosado, desligue o fogo e sirva o caruru ainda quente.

Receita de caruru é rica em vitaminas, antioxidantes e propriedades anti-inflamatórias

Por ser um cozido de quiabo, o caruru aproveita todos os benefícios do vegetal: a receita é rica em vitaminas A, C e do complexo B (principalmente B1 e B2), antioxidantes e diversas propriedades anti-inflamatórias que dão um suporte a mais para o sistema imunológico. Ela também conta com os benefícios do gengibre, um poderoso aliado da saúde rico em magnésio, cálcio, potássio, antioxidantes e vitamina B6.