Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Guia Culinário 30/04/2021

Como fazer chá de café verde e os motivos para passar a consumir a bebida

Muito provavelmente você ou alguém que conheça não pode amanhecer sem uma boa xícara de café preto quentinha! Afinal, a bebida dá disposição e energia para começar o dia. Mas você sabia que existem outras variações desse grão? O café verde tem benefícios de sobra para a saúde e também pode ser consumido no dia a dia. Saiba para que ele serve e por que você deve incluí-lo na sua alimentação.

O que é café verde?

Os grãos de café verde são aqueles que não passaram pelo processo de torrefação comum ao café preto que vai para a nossa mesa no café da manhã. Ou seja: ele é mais fresquinho! Como é menos processado, concentra mais benefícios e é melhor para a nossa saúde. Incrível, né?

Café verde é bom para quem tem diabetes e hipertensão

As vantagens para quem consome café verde são inúmeras: ele tem alta concentração de cafeína e é fonte de energia para quem precisa fazer exercício físico. Além disso, colabora para o emagrecimento saudável, queimando gordura. Para diabéticos, ele é poderoso aliado, pois estabiliza os níveis de açúcar no sangue. O café verde colabora para reduzir a pressão arterial, prevenindo e controlando a hipertensão, e é rico em antioxidantes, que combatem os radicais livres e previne doenças e o envelhecimento precoce.

Como fazer chá de café verde?

Ingredientes

– 200 ml de água

– 15 grãos de café

Coloque a água para ferver em uma chaleira ou bule e, após levantar fervura, adicione alguns grãos de café. Deixe no fogo por 3 minutos, desligue e coe a bebida. Consuma ainda quente.

Lembrando que o chá é apenas uma das alternativas para tomar o café verde, já que ele também pode ser consumido em cápsulas. Vale destacar também que é importante não ultrapassar a quantidade indicada de consumo da bebida, que é de 100 a 200 mg por dia.

Para que serve a pílula de café verde?

Algumas pessoas preferem consumir o café verde em pílulas, ao invés do chá. Elas geralmente atendem a quem procura um auxílio para emagrecer, já que o café verde possui bom desempenho na aceleração do metabolismo e queima de gordura. Porém, esse consumo deve sempre ser acompanhado de perto por um nutricionista ou médico e nas doses recomendadas pelo profissional.

Pessoas com ansiedade devem evitar o café verde

Apesar de ser muito saudável, o café verde também possui contraindicações. Pessoas que sofrem de ansiedade e insônia devem evitar a bebida, bem como quem tem gastrite ou problemas gastrointestinais, como a úlcera gástrica ou a síndrome do intestino irritável, por exemplo. O mesmo vale para gestantes e crianças, que devem evitar o seu consumo.