Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Guia Culinário 28/06/2021

Como fazer feijão verde? Aprenda a prepará-lo sem erros

Você conhece os diferentes tipos de feijão, suas particularidades e valores nutricionais? O feijão verde, em especial, é uma leguminosa muito consumida no Nordeste brasileiro, sendo usada para compor saladas e pratos com peixes. Também conhecido como feijão-de-corda, ele é rico em proteínas, fibras, vitaminas A, B, C, K e tem baixo valor calórico, sendo indicado para controlar o colesterol ou o ganho de peso. Além de ser bem nutritivo, esse tipo de feijão é muito rápido de cozinhar e combina superbem com diferentes temperos. Aqui, nós separamos dicas de como fazer feijão verde seguindo as tradições nordestinas. Fica uma delícia!

Receita de feijão verde

Antes de tudo, é importante destacar que o feijão verde tem um tempo de preparo diferente dos demais – isso porque ele é bem fresco, retirado direto da vagem, e costuma cozinhar de forma bem rápida. Por isso, o ideal é que você cozinhe os grãos em uma panela normal (e não na pressão) e fique atento durante o processo, ok? A melhor parte é que, após o cozimento, ao acrescentar alho, pimenta, tempero baiano e ervas aromáticas, como o coentro, o resultado fica de dar água na boca.

Ingredientes

– 500 g de feijão verde

– Água suficiente para cobrir

– Azeite

– 3 dentes de alho amassados

– 1 cebola média picada

– 1 tomate grande picado

– ½ pimentão verde picado

– ½ pimentão vermelho picado

– Coentro picado a gosto

– Sal e pimenta-do-reino a gosto

– Tempero baiano a gosto

Para começar, coloque o feijão em uma panela e acrescente água o suficiente para cobrir os grãos. Deixe em fogo médio, sem tampa, e espere cerca de 20/25 minutos ou até os grãos ficarem macios (e também ganharem uma cor mais amarronzada). Passado esse tempo, transfira o feijão para um escorredor e reserve.

Em uma panela, coloque um pouco de azeite, adicione a cebola e refogue por uns 3 minutos (até ela começar a ficar transparente). Em seguida, coloque o alho amassado e deixe fritar um pouco. Acrescente o tomate, os pimentões e siga refogando. Adicione o feijão já escorrido, misture e, então, é só acrescentar os temperos – o coentro, o sal, a pimenta e o tempero baiano, que fica delicioso. Misture bem e experimente antes de servir para acrescentar mais temperos, se necessário.

Vale destacar, ainda, que existem diferentes versões dessa receita. Para quem não gosta de pimentão, por exemplo, basta tirar esse ingredientes e adicionar outro vegetal, como a cenoura ralada. Também é possível adicionar linguiça calabresa frita para incrementar o prato – no entanto, nesse caso, a receita fica mais gordurosa e menos nutritiva.