Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Como melhorar a circulação sanguínea com alimentação
Guia Culinário 14/09/2022

Como melhorar a circulação sanguínea com alimentação

Aprender diferentes formas de como melhorar a circulação sanguínea é fundamental para melhorar a saúde de forma geral. A circulação de sangue é responsável por “abastecer” todo o organismo, além de levar oxigênio para células e órgãos. A prática de exercícios e a alimentação equilibrada ajudam na diminuição de sintomas de má circulação, com as dores e o inchaço, e também auxiliam na prevenção de desdobramentos mais sérios, como a trombose. A melhor maneira de conciliar esses tratamentos é com auxílio profissional, mas existem alguns tipos de alimentos com propriedades que atuam na circulação sanguínea e você pode incluir na dieta com facilidade. Conheça alguns deles a seguir!

Alimentos que são fonte de ômega 3

Além de auxiliar no controle do colesterol e na cognição, o ômega 3 é um ácido graxo que melhora a circulação sanguínea e a saúde das artérias. Isso acontece porque a gordura poli-insaturada é vasodilatadora, ou seja: “alarga” os vasos e facilita a passagem de sangue. Além disso, o ômega 3 é anti-inflamatório e pode ajudar a prevenir a trombose. Bons alimentos ricos em ômega 3 são os peixes gordurosos, como salmão, atum e sardinha, sementes como chia e linhaça e as nozes.

Alho e cebola

Muito usados como temperos, principalmente por quem segue uma rotina alimentar com poucos industrializados, o alho e a cebola também melhoram a circulação sanguínea. O alho ajuda a diminuir a pressão arterial e é rico em uma substância chamada alicina, que reduz os níveis de colesterol LDL e triglicerídeos alto (ou seja: gordura) no sangue. A cebola, por sua vez, é rica em antioxidantes que melhoram a saúde do coração, tem efeito vasodilatador e é anti-inflamatória. Vale lembrar: o alho deve ser usado cortado ou triturado e os dois devem ser preparados, preferencialmente, com pouco óleo.

Gengibre

Conhecido por suas propriedades anti-inflamatórias, o gengibre melhora a circulação sanguínea por ser um alimento vasodilatador. Além disso, ele melhora a saúde do coração, é antioxidante e também ajuda a afinar o sangue, melhorando ainda mais o fluxo sanguíneo nas veias e artérias. Por ter sabor forte, o gengibre deve ser incluído nas receitas em quantidades pequenas (ou de acordo com o seu gosto pessoal).

Frutas e legumes ricos em vitamina C

Os benefícios da vitamina C para a circulação sanguínea se resumem em seus efeitos antioxidante e anti-inflamatório. Os alimentos ricos em vitamina C fortalecem os vasos sanguíneos, o que melhora a passagem de sangue e diminui a probabilidade de impedimentos vasculares, como a trombose. Você pode encontrar a vitamina C, naturalmente, em alimentos como laranja, tangerina, morango, limão, batatas, tomate, brócolis e espinafre.

Alimentos ricos em potássio

Os alimentos ricos em potássio, como tomate, abacate, abóbora, beterraba e folhas verdes escuras também ajudam a melhorar a circulação sanguínea. Isso porque o potássio tem como um de seus principais benefícios a diminuição da pressão arterial. O nutriente atua aumentando o nível de sódio eliminado do corpo por meio da urina. Por isso, estes alimentos também são boas opções de alimentos que controlam a pressão alta.

Veja mais