Como montar uma tábua de frios saudável para receber os amigos em casa
Receber os amigos em casa é sempre algo divertido, né? Mas para que o encontro seja ainda mais agradável, nada melhor que preparar um lanchinho ou uma mesa de frios (que é bem fácil de fazer). O problema é que na maioria das vezes as pessoas usam alimentos muito gordurosos e calóricos, como salaminho e presunto. Para te ajudar a não fugir da dieta, nós listamos dicas de como preparar uma tábua de frios mais saudável e nutritiva. Confira!
Invista em queijos menos gordurosos
Em toda boa mesa de frios os queijos não podem faltar, né? Só que para fazer uma versão mais saudável de aperitivos, a melhor dica é investir em uns tipos menos gordurosos, como queijo cottage, ricota, minas frescal e até mesmo a muçarela de búfala. Eles são opções mais lights e podem ser usados em diferentes receitas. Uma boa dica é fazer mini sanduíches ou então cortar pequenos pedaços de queijo para servir.
Prepare pastas de alho-poró, abobrinha ou grão-de-bico
Você sabia que existem pastas bem leves, saborosas e fáceis de fazer? A de alho-poró com cebola, azeite e cheiro-verde, por exemplo, é bem nutritiva e faz bastante sucesso. O patê de grão-de-bico também é uma ótima opção, pois é bem nutritivo (principalmente para os veganos e vegetarianos) e pode ser temperado com diversos ingredientes. Para inovar, prepare também uma pasta de abobrinha com azeite, alho, pimenta, sal a gosto e os temperos que preferir. Lembre-se de deixar torradinhas em um prato ao lado para que cada um se sirva. Não tem erro!
Já ouviu falar na caponata?
Se você está procurando uma receita mais rebuscada e saudável para a tábua de frios, a caponata é uma ótima opção. Ela é típica da região da Sicília, na Itália, e funciona como ótimo lanche. Para preparar essa receita é bem simples: basta cortar berinjelas em cubinhos e misturar com alho, cebola, pimentão, azeitona, cheiro-verde, azeite, sal a gosto e outros temperos que você goste. O resultado é um tipo de pasta que deve ser servido com pão italiano.
Guacamole também é uma ótima opção de tira gosto
Para os amantes da culinária mexicana, vale super a pena experimentar o guacamole – uma pasta feita a base de abacate, limão, cebola, tomate, azeite, coentro e possivelmente outros temperos que concedem um sabor especial. Esse prato também é supernutritivo e pode ser consumido com nachos mexicanos, pãezinhos ou torradas.
Obs.: Para preencher a tábua de frios, coloque também potes com ovos de codorna cozidos e azeitonas (verdes ou pretas), que também são saudáveis e ficam uma delícia no lanche.