Como preparar edamame e aproveitar os nutrientes dessa vagem rica em fibras
Muito valorizado pela culinária oriental, o edamame nada mais é que uma soja verde (isto é, ainda não madura). Ele tem um sabor bem suave, é macio, altamente nutritivo – indicado para a dieta de veganos e vegetarianos – e, além disso, é fonte de substâncias indispensáveis para o funcionamento do corpo, como proteínas, vitaminas A, C, B9 (ácido fólico), fibras, carboidratos e minerais como cálcio e potássio. Para que você aprenda mais sobre os benefícios e formas de preparo desse vegetal, nós preparamos dicas bem simples que você pode adotar no dia a dia. Confira e coloque já a mão na massa!
Edamame funciona como ótimo aperitivo
Você sabia que o edamame é muito usado como aperitivo em eventos, reuniões e festas? Isso mesmo, esse vegetal fica uma delícia com os temperos certos e funciona como excelente tira gosto.
Para preparar, a melhor dica é cozinhar a vagem a vapor. Assim, ela não perde os nutrientes e, depois, é só tirar os grãos de dentro para temperar. Você pode espremer um limão por cima para dar um gostinho a mais, colocar pimentas, um pouco de sal e outros temperos (como salsinha e manjericão) de sua preferência. Lembre-se apenas de tirar os grãos de dentro da vagem antes de temperar, ok? Assim, eles pegam melhor o gosto e você já pode servir logo em seguida.
Você pode usar edamame para preparar massas, risotos e saladas
Além de comer o edamame como tira gosto, você também pode usá-lo no preparo de massas, risotos e saladas. Ele deixa os pratos mais coloridos, saborosos e nutritivos, harmonizando bem com arroz e massas integrais.
Para preparar, o ideal é que você comece cozinhando os grãos e, depois, acrescente-os ao arroz, macarrão ou salada que esteja preparando. Você também pode optar por fritar a vagem no azeite. Neste caso, adicione alho picado, hortaliças e pimenta para dar mais sabor. Depois, é só servir os grãos já fritinhos separados ou junto com outros pratos.
O edamame frito combina bem com saladas, pois tem uma textura mais crocante que harmoniza com as folhas (alface, rúcula, agrião, couve e repolho). O segredo é colocar um molhinho por cima (de limão, quem sabe) e caprichar bastante nos temperos para que a salada fique dos deuses!
Edamame possui carboidratos e fibras, dando energia e auxiliando na digestão
Por ser fonte de nutrientes muito importantes, o edamame tem muito a oferecer ao nosso organismo. As fibras presentes no alimento, por exemplo, garantem o bom funcionamento do sistema digestivo e dão uma maior sensação de saciedade. Os carboidratos, por sua vez, também presentes no alimento, são a principal fonte de energia para o nosso corpo. Por isso, ele é considerado um dos mais completos, indicado para todas as dietas.
Além disso, o vegetal é fonte de vitamina C, conhecida por atuar como ótimo antioxidante (combatendo os radicais livres) e por fortalecer a imunidade. A vitamina B9 (ácido fólico), por sua vez, é fundamental para a saúde do sistema nervoso, auxiliando no funcionamento do cérebro. Vale destacar que o edamame é um tipo de proteína vegetal, sendo importante para a saúde dos músculos e o funcionamento do corpo como um todo.