Conheça os tipos de laranja mais comuns e saiba como usá-los da melhor forma
A laranja é quase uma fruta universal. Afinal, você conhece algum lugar onde seu suco simplesmente não exista? Mas essa não é a única forma de aproveitar seus benefícios, já que ela pode aparecer do preparo de doces ou mesmo ser utilizada em chás e águas aromatizadas. Só que o que muita gente não sabe (ou esquece) é que há vários tipos de laranja, e que cada uma delas possui um sabor distinto. Só há uma coisa na qual elas se assemelham: nos benefícios.
Laranja é fonte de vitamina C
Algo que costuma ser mencionado a respeito da laranja é que ela é muito rica em vitamina C, tanto é que aparece como sabor em medicamentos que possuem esse nutriente. Mas quais os seus benefícios? Em primeiro lugar ela é um poderoso antioxidante, o que significa que ajuda a evitar doenças, que podem ser tratar tanto de um câncer quanto de uma simples gripe. Isso sem falar que impede o envelhecimento precoce. Pois é, por isso ela é muito bem-vinda quando as pessoas apresentam sintomas de resfriado, já que ela irá deixar o sistema imunológico mais forte. Outro ponto benéfico da vitamina C é que ela auxilia a absorção de ferro, sendo essencial para combater a anemia.
Fruta cítrica hidrata e melhora a cicatrização
Achou que a laranja tivesse apenas vitamina C? Nada disso! Ela é rica em açúcar e carboidratos, e por isso perfeita para dar energia. Isso sem falar que, por possuir muito líquido, seu consumo é uma ótima forma de hidratar o corpo. Aliás, ela ajuda a regular o pH da urina, evitando possíveis problemas renais. Mas seus benefícios vão além. Essa fruta tem muitas fibras, que auxiliam o sistema digestivo e ajudam a regular o intestino. Por fim, além de ser um ótimo calmante ela é rica em fitonutrientes, que ajudam no processo de cicatrização do corpo.
Laranja-bahia não possui sementes e é fácil de descascar
A primeira fruta que merece destaque é a laranja-bahia, que em alguns lugares do Brasil também é chamada de laranja-de-umbigo. O motivo? Uma de suas extremidades possui uma ponta mais acentuada, e se assemelhando a um umbigo. Sua casca é bem amarela, e por isso é fácil identificá-la no mercado ou na feira. Embora ela possa virar um delicioso suco, é muito indicado consumi-la em sua forma crua porque ela é fácil de descascar e não possui sementes. Calma, isso não significa que ela seja transgênica, porque essa mutação ocorreu de forma natural há dois séculos, época que ela era plantada no estado da Bahia. Pois é, é daí que vem o seu nome. Por possuir essa “vantagem” ela muitas vezes é colocada em saladas ou utilizada como complemento de pratos.
Laranja-pêra não é muito ácida e produz um ótimo suco
Já a laranja-pêra pode ser identificada graças ao seu tamanho, que é menor que o de outras espécies. Aliás, entre todas elas essa é a mais cultivada em nosso país, por isso não seria estranho se ela fosse também a mais conhecida em todo o território nacional. Além de não possuir muita acidez, seu sabor é adocicado, e por isso muitos preferem consumi-la em sua forma natural. Ao mesmo tempo, dela também pode ser feito um ótimo suco.
Laranja-lima é indicada a crianças e idosos por ser doce e sem acidez
Embora não tenha nenhum formato que chame particularmente a atenção, ela é muito indicada para consumo por não ter nenhuma acidez e sem bem doce. Pois é, neste caso é difícil ver alguém que a utilize para fazer um suco, mas a fruta pode servir como um ótimo ingrediente para caldas e doces de uma maneira geral. Além disso, por não ser ácida ela costuma ser mais indicada a crianças pequenas e a idosos.
Laranja da terra possui fins medicinais
Também conhecida como laranja-cavalo, laranja-da-china e laranja-azeda, esse tipo é conhecido pelo seu sabor mais amargo. Não é toa que é comum utilizá-lo para fazer compotas ou mesmo geleias. Além de pequena, a fruta possui um formato mais achatado e é lembrada principalmente pelos seus fins medicinais. Por é, se estiver precisando de um bom expectorante talvez seja uma boa ideia tomar o seu suco.
Laranja-seleta possui polpa suculenta e é utilizada no preparo de diversas receitas
Com uma casca ligeiramente amarelada, a laranja-seleta possui pouca acidez e é muito utilizada no preparo de sucos. Aliás, acredita-se que tenha sido a partir dela que surgiu a laranja-bahia, devido às suas características similares. Sua polpa é muito suculenta, e por isso ela muito utilizada em diversas receitas, como bolos.