Conserva de rabanete: receita agridoce vai bem com saladas e sanduíches
Preparar rabanete em conserva para incrementar sanduíches, saladas ou servir de aperitivo é ótimo para melhorar o cardápio e ser mais saudável. Essa receita, inclusive, contém uma quantidade maior de fibras, minerais e antioxidantes capazes de desintoxicar o organismo. Por isso, uma boa dica é incluí-la no seu café da manhã para fazer uma limpeza no corpo antes de começar o dia.
A conserva de rabanete – assim como outras versões de legumes – é geralmente feita com vinagre e diferentes temperos (como sal e pimenta), sendo conservada em uma solução nutritiva, que também ajuda a reter os nutrientes do vegetal. Aqui, nós separamos uma receita de rabanete em conserva bem fácil para incluir no seu cardápio. Vale a pena conferir!
Como fazer conserva de rabanete
Você sabia que tem como fazer rabanete em conserva em poucos minutos sem usar muitos ingredientes? Para que a receita dure bastante e fique bem saborosa, o ideal é usar vinagre de maçã no preparo e apostar nos temperos que preferir. É possível usar gergelim, ervas como manjericão e pimentas de diferentes tipos, por exemplo. Aqui, nós separamos uma versão mais simples da receita:
Ingredientes
– 1 pacote de rabanete orgânico Taeq (300 g)
– 1 xícara de vinagre de maçã
– ½ xícara de água filtrada
– 2 colheres de chá de sal
– 2 colheres de sopa mel orgânico Taeq
– Grãos de pimenta-do-reino a gosto
– 1 pote de vidro esterilizado
Para começar, corte o rabanete em fatias bem finas – quanto mais fino, melhor será o resultado. Em uma panela, coloque o vinagre, a água, o sal, o mel e a pimenta a gosto. Misture e deixe ferver. Depois, apague o fogo e reserve.
Pegue o pote esterilizado e acomode as fatias de rabanete dentro. Em seguida, despeje a mistura fervida até preencher o recipiente todo. Tampe bem o pote e espere esfriar por algumas horas. Depois, transfira o pote para a geladeira e espere pelo menos 24 horas para consumir o rabanete, ok? Por conta da presença do vinagre, essa conserva costuma durar cerca de 2 meses. Portanto, você pode consumi-la durante esse tempo de diferentes maneiras.
Como consumir conserva de rabanete no dia a dia
O rabanete em conserva é bem fácil de incluir no cardápio, pois combina com pães, torradas e fica ótimo em recheios de sanduíches. Para receber amigos em casa, por exemplo, você pode servir torradas e snacks Taeq (de grão-de-bico ou quinoa) com um pouco do rabanete por cima.
Caso você queira fazer um lanche ou jantar mais leve, por outro lado, uma boa opção é usar o pão de forma integral Taeq para fazer um sanduíche light – use a conserva de rabanete e queijos pouco gordurosos, como o cottage, para fazer um recheio rico em fibras, vitaminas e antioxidantes. Também é possível incrementar saladas com folhas, legumes e sementes usando a conserva no dia a dia. Fica uma delícia e é supersaudável!