Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Cranberry (oxicoco): conheça os benefícios e como incluir na sua rotina
Guia Culinário 21/05/2024

Cranberry (oxicoco): conheça os benefícios e como incluir na sua rotina

Você já ouviu falar sobre o cranberry, também conhecido como oxicoco? Essa pequena fruta vermelha, nativa da América do Norte, vem conquistando cada vez mais espaço na mesa dos brasileiros, e não é à toa!

Muito mais que saborosa, o cranberry é um verdadeiro presente da natureza. Repleta de nutrientes e propriedades benéficas para a saúde, a fruta se torna uma aliada poderosa para quem busca uma vida mais equilibrada e saudável.
Quer saber mais? Então, siga conosco e explore os benefícios do cranberry e como incluí-lo na sua rotina. Vamos lá?

O que é cranberry?

O cranberry é uma fruta vermelha, pequena e redonda, de sabor agridoce, pertencente à família das berries. Originária dos Estados Unidos, ela se destaca por seu alto teor de fibras e vitaminas, sendo uma excelente opção para quem busca uma alimentação saudável e equilibrada.

Como se chama o cranberry no Brasil?

Apesar de ser bastante conhecido por seu nome original em boa parte do país, o cranberry também é popularmente chamado de oxicoco no Brasil. Além disso, também é possível encontrar outras formas, dependendo da região que se pesquise, como:

  • uva-dos-montes;
  • arando;
  • airela.

Cranberry no Brasil

Quais são os benefícios do cranberry?

Além de muito versátil, o cranberry tem uma série de benefícios para a saúde, graças à sua rica composição com antioxidantes, vitaminas e minerais. Veja os principais ganhos ao consumi-lo.

1.Ajuda a saúde cardiovascular

Devido à sua ação antioxidante, o cranberry previne inflamações nos vasos sanguíneos, auxiliando no controle dos níveis de colesterol e na prevenção de doenças cardíacas.

2.Contribui para o fortalecimento do sistema imunológico

Rico em vitamina C e outros antioxidantes, o cranberry ajuda a fortalecer a imunidade, ajudando a combater gripes, resfriados e dores de garganta.

3.Auxilia a saúde do trato urinário

O cranberry possui propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes que são fundamentais para a saúde do sistema urinário. De uma forma geral, seu consumo ajuda a evitar infecções, pois ela tem substâncias que impedem que bactérias se prendam na parede da bexiga. O que auxilia, entre outras coisas, na prevenção da cistite (ardência na hora de urinar).

4.Ajuda na prevenção do envelhecimento precoce e melhora o sono

o cranberry é rico em vitamina C, proantocianidina e flavonoides, substâncias que ajudam a prevenir o envelhecimento precoce e os problemas com o sono. Possui, também, uma alta quantidade de vitamina A, o que contribui para uma pele e cabelo mais bonitos, além do fortalecimento dos ossos e dentes.

5.Fonte de vitamina D

O cranberry também é uma boa fonte de vitamina D, o que fortalece ossos e músculos, contribui para o processo de calcificação e permite a absorção de minerais como cálcio e fósforo. Essa vitamina é especialmente indicada para quem pratica exercícios físicos regularmente.

Quem não deve consumir cranberry?

Apesar de todas as vantagens, o cranberry tem uma contraindicação: possui quantidades consideráveis de ácido salicílico, um componente encontrado em medicamentos anti-inflamatórios. Portanto, se você possui alergia a ele ou está passando por algum tratamento, é bom falar com o seu médico antes de incluir essa fruta no seu dia a dia.

Consumo de cranberry

Como comer o cranberry?

Existem diversas formas de incluir o cranberry na rotina, seja em pratos doces ou salgados, além de vitaminas e sucos. Confira, a seguir, algumas dicas:

  • In natura: consuma a fruta sem adição de açúcares, sozinha ou misturada com outras frutas vermelhas, como morangos, amoras e framboesas.
  • Sucos e vitaminas: prepare sucos naturais e vitaminas com cranberry, combinando-os com água. Você também pode preparar vitaminas de cranberry com leite, aveia em flocos finos, mel ou iogurte. Esse preparo é bem nutritivo, rico em cálcio, vitaminas e funciona como um café da manhã ou lanche da tarde bem prático.
  • Barras de nuts: barras de nuts com cranberry são uma opção prática para levar na bolsa e nutritiva para o lanche, principalmente para comer após exercícios físicos. Isso graças ao alto teor de fibras que garante mais saciedade, vitaminas e minerais.
  • Cranberry desidratado: nada melhor do que frutas desidratadas – como damasco, uva-passa e até mesmo cranberry – para matar aquela vontade de comer um doce. Além de alto teor de frutose, elas têm antioxidantes, vitaminas e outros nutrientes perfeitos para um lanche saudável.

Como encontrar cranberry no Brasil?

Por ser uma fruta de origem norte-americana, é difícil encontrá-la in natura em nosso país, por isso, uma boa dica é adquiri-la nas seguintes formas:

  • Congelada: é a forma mais popular para encontrá-la, pronta para o preparo de sucos, vitaminas, smoothies e outras opções para doces e salgados.
  • Desidratada: o cranberry desidratado também é uma opção bastante comum e encontrada em diversas lojas. Esse formato é conveniente para consumo como petisco ou para adicionar em receitas de bolos, tortas e saladas.
  • Em forma de sucos e barras: além disso, sucos, barras de cereais e outros produtos que contenham cranberry também podem ser encontrados facilmente. Essas opções oferecem praticidade e são ideais para consumo como lanche rápido.

Viu como pode ser fácil incorporar o cranberry na sua alimentação diária? Rica em antioxidantes, vitaminas e minerais, essa fruta é um verdadeiro superalimento – além de ser uma excelente opção para quem busca uma vida mais saudável. Então, não perca tempo: inclua o cranberry na sua rotina!