Crepioca: como fazer crepioca fit de 3 jeitos diferentes
Queridinha por quem faz crossfit e quer queimar calorias com mais facilidade, a crepioca é um tipo de lanche saudável e nutritivo que vem fazendo bastante sucesso. Ela é feita basicamente com ovo e tapioca – combinação que fica parecendo uma panqueca, podendo ser recheada de diferentes maneiras. O que muita gente não sabe é que existem diferentes versões desse prato – feitas com polvilho (doce ou salgado) e até com requeijão e temperos. Quer aprender como fazer crepioca de diferentes tipos e sabores? Confira 3 receitas simples que separamos!
Como fazer crepioca fit para comer no dia a dia?
Para variar no cardápio sem fugir do seu plano alimentar, você pode experimentar diferentes versões de crepioca – feitas com aveia, polvilho ou requeijão, por exemplo. Esse prato serve de café da manhã, lanche da tarde e até de jantar mais leve para o dia a dia. Confira o nosso passo a passo para não errar no preparo:
1. Crepioca de aveia é rica em fibras e proteínas
Em vez de usar goma de tapioca, uma boa dica é recorrer à farinha de aveia – ingrediente rico em fibras alimentares e proteínas. Por isso, essa versão é bastante indicada para quem pratica exercícios regularmente. Além de ser pouco calórica, ela ajuda no funcionamento do sistema digestivo e ainda otimiza o ganho de massa muscular.
Ingredientes
– 1 ovo orgânico Taeq
– 1 colher de sopa de farinha de aveia integral Taeq
– Mix de ervas a gosto
– Óleo de coco sem sabor Taeq para untar a frigideira
Coloque o ovo em um bowl e bata com um garfo. Em seguida, adicione a farinha de aveia e misture até ficar homogêneo. Por fim, junte o mix de ervas (pode ser orégano, salsinha, cebolinha e tomilho picados, por exemplo) e mexa novamente.
Derrame um fio de óleo de coco em uma frigideira antiaderente e, então, despeje a massa da crepioca. Deixe assar dos dois lados no fogo baixo e prontinho! Você pode consumir a crepioca de aveia pura ou acrescentar algum recheio (como queijo cottage, tomate e temperos).
2. Receita de crepioca com polvilho é bem nutritiva
Assim como a crepioca de aveia, a de polvilho se destaca bastante em termos nutricionais: é fonte de vitaminas do complexo B, C, D e minerais como magnésio e cobre. Aqui, uma boa dica é preparar um recheio saboroso (como pasta de atum ou de frango) para dar uma incrementada maior na crepioca.
Ingredientes
– 1 ovo orgânico Taeq
– 2 colheres de sopa de polvilho doce (ou azedo)
– Sal a gosto
– Pimenta-do-reino a gosto
– Óleo de coco sem sabor Taeq para untar a frigideira
Primeiro, quebre o ovo em um recipiente e bata com um garfo. Adicione o polvilho e misture bem, até ficar mais homogêneo. Acrescente sal e pimenta a gosto, para dar um toque a mais de sabor.
Coloque um pouco de óleo de coco em uma frigideira antiaderente, despeje a massa da crepioca e deixe fritar dos dois lados no fogo baixo. Quando a crepioca estiver mais dourada, transfira-a para um prato e adicione o recheio de sua preferência. Bem simples, né?
3. Crepioca com requeijão é saborosa e fácil de fazer
Que tal incrementar a crepioca com um pouco de requeijão light? Para quem gosta de um gostinho suave de queijo, essa é a opção perfeita! A boa notícia é que o lanche continua sendo fitness e nutritivo – apenas evite usar requeijão comum (que é mais gorduroso) ou queijos pouco nutritivos, ok?
Ingredientes
– 1 ovo orgânico Taeq
– 1 colher de sopa de Tapioca Soltinha Taeq
– 1 colher de sopa de requeijão light com
– Sal a gosto
– Pimenta-do-reino a gosto
– Óleo de coco sem sabor Taeq para untar a frigideira
Em um recipiente, coloque o ovo e bata com um garfo. Adicione a massa de tapioca e mexa, até ficar mais consistente. Junte o requeijão, o sal e a pimenta a gosto e misture novamente.
Unte uma frigideira antiaderente com um pouco do óleo de coco e, então, despeje a massa da crepioca. Deixe fritar dos dois lados, até ficar levemente dourada. Transfira pra um prato e prontinho! Você pode comer a crepioca pura, com uma xícara de café, ou incrementar com algum recheio – queijo, tomate e orégano, por exemplo. Crepioca é saudável! Vale a pena experimentar.