Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Dicas de alimentação saudável: 5 formas práticas de melhorar hábitos alimentares
Guia Culinário 29/08/2022

Dicas de alimentação saudável: 5 formas práticas de melhorar hábitos alimentares

Melhorar os hábitos alimentares é o desejo de muita gente e, mesmo que seja trabalhoso, é possível. Como as mudanças bruscas não são recomendadas se a intenção é uma transformação a longo prazo, nesse caso, a melhor forma de começar é buscar dicas de alimentação saudável e adaptar os truques para a rotina do seu dia a dia. Confira algumas delas aqui embaixo e inicie a sua jornada de mais saúde!

1. Mantenha o foco nos alimentos que você pode adicionar à dieta e não nos que precisa evitar

A mudança de um hábito não é algo que acontece de uma hora para a outra, então no lugar de começar a cortar diferentes tipos de alimentos da sua dieta, prefira começar a adicionar opções mais saudáveis às refeições. Diferentes tipos de legumes, verduras e frutas, por exemplo, devem fazer parte do seu dia a dia e uma boa forma de se acostumar com eles é consumindo-os junto de alimentos com os quais você já está acostumado. Junto com eles, inclua diferentes tipos de grãos e sementes, outros carboidratos ricos em fibras, como arroz e massas integrais e carnes com menos gordura, como peixes e peito de frango. Para ser saudável, é importante ter uma alimentação balanceada e variada – e isso inclui um lanche ou um chocolate de vez em quando.

2. Regule o horário das refeições para ajudar a manter uma alimentação saudável

O conselho de comer de três em três horas é uma das dicas de alimentação saudável mais conhecidas por uma razão. O ideal é que, ao longo do dia, você coma porções pequenas numa quantidade maior de vezes, algo melhor do que “acumular” a fome e comer muito mais em apenas uma refeição. Adapte os horários e o tipo de alimentos para a sua rotina e acostume o seu corpo com o novo hábito alimentar. Ah, e vale o reforço: não pule o café da manhã (um iogurte natural com frutas já é o suficiente se você não gosta de comer muito assim que acorda)! Se necessário, prepare as refeições com antecedência (as principais, inclusive, podem ser congeladas em potinhos no freezer) e apenas coma na hora certa.

3. Hábitos alimentares: cuidado com o excesso de sal e açúcar

Mesmo que o ideal, ao menos no início, não seja cortar completamente nenhum tipo de alimento, existem aqueles que demandam um pouco mais de cuidado no consumo. O sal em excesso, por exemplo, pode causar aumento na pressão arterial. Açúcar demais, por sua vez, aumenta a probabilidade de ganho de peso e é prejudicial para os dentes. Aqui, a palavra é equilíbrio: você não precisa comer pratos sem sal ou nunca mais aproveitar a sobremesa. Dê preferência aos alimentos naturais e orgânicos que não têm esses (e outros) ingredientes adicionados no processo de industrialização e controle a quantidade e a frequência de ingestão dos outros tipos.

4. Beba bastante água ao longo do dia

Às vezes, o que você interpreta como fome pode ser, na verdade, sede. Beber bastante água ao longo do dia ajuda a melhorar a digestão e o funcionamento do intestino, prolonga a sensação de saciedade e ainda melhora a saúde da sua pele e dos cabelos. A quantidade “padrão” são dois litros de água por dia, mas essa quantidade pode mudar de acordo com o seu peso. Multiplique 35mL de água pelo seu peso para descobrir a quantidade ideal: uma pessoa com 65kg, por exemplo, precisa de 2,275 litros de água por dia (35 x 65 = 2.275).

5. A mudança de hábitos alimentares também deve considerar o momento da refeição

Mesmo colocando em prática todas essas dicas, alimentação saudável é algo que leva em consideração o momento da refeição. Evite a ingestão de líquidos junto à dos alimentos, já que isso pode atrapalhar a digestão, e evite se distrair enquanto come. Assim, vai ser mais fácil identificar quando a saciedade chegar e não comer em excesso.