Dicas infalíveis para reduzir a gordura no preparo diário dos alimentos
Em uma dieta cujo o objetivo é controlar o peso, o modo de preparo dos alimentos é tão importante quanto o que se está sendo consumido. No dia-a-dia pode ser difícil fazer mudanças drásticas, mas algumas dicas simples já fazem toda a diferença para deixar as refeições menos gordurosas.
Fritura, por exemplo, deve ser evitada ao máximo. O ideal é preferir por outras formas como grelhar ou assar. Ainda dentro do quesito frituras, existem agora as fritadeiras elétricas sem óleo que preparam os alimentos sem a adição dessa gordura. A nutricionista Adriana Kachini falou sobre uma solução para os alimentos pré-prontos. “Alguns produtos, apesar de serem vendidos pré-fritos, podem ser finalizados no forno”.
A quantidade de azeite deve ser controlada. Um borrifador pode ajudar muito na hora de temperar as saladas. Outra opção é medir uma colher de chá de azeite por refeição na salada. Se ainda assim o tempero não for o suficiente, limão ou vinagre podem ser usados à vontade.
Na hora de comprar os produtos atente-se para as informações nas embalagens. Para leites e derivados, os desnatados devem ser os mais usados. Os queijos devem ser sempre brancos e frescos, com exceção da muzzarela de búfala. Esse tipo de queijo é muito gorduroso apesar de ser gordura boa. O frango também deve ser substituído pela sua opção sem pele para ficar mais leve.
Dicas para reduzir a gordura no preparo dos alimentos
Linguiça:
Em um churrasco, mesmo a linguiça sendo de porco ou frango, afervente-as, isso vai tirar uma quantidade de gordura relevante. Pré-preparo: Separe os gomos, faça furos com um garfo e coloque em uma panela com água fervente junto com uma laranja inteira e deixe por 5 minutos. A laranja vai puxar toda a gordura para dentro dela e a linguiça vai ficar mais saborosa. Esse procedimento também serve para feijoada. Preparo: coloque as linguiças cruas em uma frigideira e cubra com água, assim que a água secar deixe a linguiça fritar em sua própria gordura.
Arroz sem óleo:
2 xícaras de arroz
4 xícaras de água
Temperos a gosto (cebola, alho, salsa/cebolinha, cenoura picada, sal)
Coloque o arroz na panela com apenas 2 xícaras de água e deixe cozinhar. Quando estiver quase seco dê uma rápida lavada no arroz dentro da própria panela (choque térmico), escorra bem e coloque as 2 xícaras de água restantes e só agora tempere a seu gosto. Deixe secar e estará pronto. Acrescente salsa, cebolinha, cenoura ralada ou brócolis cozido no vapor.
Feijão magro
(Receita dos vigilantes do peso)
500g de feijão
1/2 xícara de cebola picada
2 dentes de alho
1 folha de louro
Temperos a gosto como sal e pimenta do reino
Lave e enxague o feijão. Deixe de molho de pernoite e depois descarte a água (tóxica). Coloque na panela de pressão e, depois que começar a fazer barulho, deixe por mais 30 minutos. Depois de cozido adicione todos os temperos diretamente na panela e deixe ferver até pegar gosto.
Pipoca saudável e sem gordura:
6 colheres de sopa de milho para pipoca
6 colheres de sopa de água
Mix de ervas e/ou sal light
Modo de Preparo
Em um recipiente alto que possa ir ao microondas (dê preferência ao vidro), coloque o milho para pipoca, a água e o sal. Misture bem, tampe com filme plástico e faça furinhos para sair o vapor (use um garfo). Leve ao micro-ondas em potência máxima até estourar todos (ou quase todos) os grãos. Em geral, leva cerca de 5 minutos, mas, para não correr o risco de queimar, se não tiver a função pipoca no aparelho, coloque 3 minutos, veja se estourou e, se necessário, coloque mais tempo.