Dislipidemia: o que é + 5 alimentos que ajudam no tratamento
Colesterol alto, alteração nos níveis de triglicerídeos… Você sabe o que é a dislipidemia, que tem se tornado um quadro de saúde comum nos últimos tempos? Muitas vezes silenciosa, essa condição pode trazer sérias consequências para nossa saúde cardiovascular, aumentando o risco de doenças cardíacas e circulatórias. Entretanto, reavaliar a alimentação pode ser de grande ajuda nesse combate. Saiba mais sobre a doença e cinco alimentos que devem ser incluídos na dieta para o seu tratamento!
O que é a dislipidemia?
Dislipidemia se refere a alterações nos níveis de gordura no sangue – em geral, níveis elevados de lipídeos. Nesse cenário, placas de gordura se formam e se acumulam em nossas artérias, prejudicando o fluxo de sangue e, como consequência, o funcionamento de nosso sistema cardiovascular. As dislipidemias podem se caracterizar por altos níveis de colesterol LDL, colesterol ruim, ou altas taxas de triglicérides, por exemplo.
A dislipidemia pode ser dividida em dois tipos. O primeiro é a primária, que tem causas genéticas. Já o segundo tipo, a dislipidemia secundária, pode ser causada por outras doenças – como diabetes, hipotiroidismo e problemas renais – ou até mesmo um estilo de vida sedentário e uma alimentação pouco balanceada e rica em gordura. Por isso, é importante ficar atento e fazer um acompanhamento médico regular para monitorar alterações nas taxas de gordura no sangue. O quadro de dislipidemia tem tratamento!
Alimentação saudável faz parte do tratamento da dislipidemia
Como o estilo de vida é um fator de risco para essas alterações em nossas taxas de gordura, é necessário fazer algumas mudanças na dieta para regulá-las. Uma alimentação saudável e balanceada ajuda a controlar os níveis de gordura no corpo e é, portanto, uma parte importante do tratamento para a dislipidemia.
Veja que alimentos incluir na dieta para tratar a dislipidemia
Está em dúvida sobre quais alimentos incluir na sua rotina para ajudar na regulação dos níveis de colesterol, triglicérides e outros lipídeos? Listamos algumas opções que serão poderosas aliadas no tratamento para a dislipidemia!
- Azeite de oliva e azeitonas: são ricos em gorduras poli-insaturadas e monoinsaturadas, que são mais saudáveis e ajudam a regular o colesterol e triglicérides. Que tal incluir o azeite no preparo de alimentos? As azeitonas também podem fazer parte de snacks mais saudáveis para a rotina.
- Castanha do Pará e outras oleaginosas: são fontes de gorduras saudáveis e nutrientes como selênio, ômega 3 e magnésio, que melhoram a circulação do sangue e os níveis de colesterol. Não deixe de consumí-las no seu dia a dia!
- Peixes: peixes são uma fonte de proteínas e, principalmente, ômega 3, que está envolvido no metabolismo e quebra dos lipídeos. Salmão, atum e cavala, por exemplo, são ótimas opções para o cardápio.
- Frutas e vegetais: são ricos em fibras, que são importantes aliadas na prevenção de doenças cardiovasculares.
- Cereais integrais: aveia, centeio e outros cereais também são uma rica fonte de fibras para nosso corpo e ajudam no combate à dislipidemia. Eles também podem ser consumidos em pães e massas e trazem benefícios para o organismo como um todo!