Está sem apetite? Entenda como o calor interfere na nossa alimentação
O verão é a estação preferida de quem gosta de ir à praia e pegar sol. Mas por causa da temperatura mais alta, o seu apetite pode diminuir, e isso não é à toa. Como o ambiente está mais aquecido, o seu corpo gasta menos energia para manter sua temperatura interna. Mas mesmo você tendo menos fome, é importante tomar cuidado para escolher os alimentos corretos para se manter nutrido durante os dias mais quentes. Saiba quais cuidados você deve ter com a alimentação nesta época do ano:
Dê preferência para alimentos mais leves
Comer pratos muito pesados em dias de temperatura muito elevada pode causar indigestão. Para evitar que o dia na praia ou piscina seja estragado, escolha opções mais leves na hora de fazer as suas refeições. Saladas, frutas e sucos podem ser aliados importantes para ter energia e conseguir aproveitar o calor. A melancia, por exemplo, possui 91% do seu peso feito de água, sendo uma boa opção para se manter hidratado. A água de coco também pode ser consumida para combater a desidratação, já que possui diversos sais minerais essenciais que podem ser perdidos através do suor.
Além de te manter saudável durante os dias mais quentes, você pode utilizar alguns alimentos para ajudar a ter um bronzeado mais forte. Cenouras e beterrabas são ótimas opções para quem quer pegar uma cor nos dias de praia. Isso porque esses legumes possuem betacaroteno na sua composição. No nosso corpo, esse pigmento é transformado em vitamina A, que melhora a visão noturna e ajuda na produção de melanina. Os vegetais podem ser utilizados em saladas cruas, que são bem fáceis de digerir, e muito nutritivas.
Evite alimentos vendidos por vendedores ambulantes
É muito comum ter vendedores ambulantes pelas praias e parques oferecendo algumas opções de lanche. Apesar de parecerem deliciosos, é importante que você tome cuidado com eles. Alguns alimentos como frutos do mar, queijos e a maionese podem estragar rapidamente se mantidos muito tempo fora da refrigeração e expostos ao calor constante. Além disso, as bactérias se reproduzem mais rapidamente no calor, podendo contaminar os alimentos com muito mais facilidade. Comer um espetinho ou um sanduíche estragado pode causar diarreia e até infecção intestinal. Para quem quer levar alguns lanches para a praia, por exemplo, nossa sugestão é alimentos industrializados, mas ainda assim saudáveis, como biscoitos integrais e frutas geladas.
Hidrate-se o tempo todo
As altas temperaturas também podem acabar causando desidratação. Entre os sintomas estão dor de cabeça, pressão baixa e perda de elasticidade da pele. Normalmente, o corpo humano precisa repor apenas 2 litros de água, que são perdidos através da respiração e do suor. No verão, essa perda é maior. Por isso, para se manter hidratado você precisará consumir eletrólitos, presentes na água de coco e em isotônicos. Seguindo todas essas dicas você vai conseguir se alimentar bem mesmo durante os dias mais quentes do verão.