Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Feijão: quais os tipos que existem e como são chamados pelo Brasil?
Taeq Descomplica 28/02/2018

Feijão: quais os tipos que existem e como são chamados pelo Brasil?

O feijão é, sem dúvida, uma das bases da culinária brasileira. Seja acompanhando o arroz ou fazendo parte de sopas e outros pratos, o feijão é um alimento cheio de nutrientes e que traz inúmeros benefícios para a saúde. Mas você conhece os diferentes tipos de feijão e as diferenças entre eles? Existe mais de uma dezena de espécies dessa leguminosa, mas todas são ricas em fibras e ferro, além de serem fonte de diversas vitaminas e minerais. Conheça os principais tipos de feijão e suas características.

Feijão carioca

Também conhecido como carioquinha, esse é o tipo de feijão mais consumido no Brasil, representando até 85% das vendas no país. Ele é marrom rajado e combina muito com o clássico arroz e feijão. Tem fácil cozimento e gera bastante caldo.

Feijão preto

Esse feijão também produz bastante caldo e é muito consumido com arroz e carnes, mas seu principal papel na culinária brasileira é na feijoada. Com carnes de porco, couve e laranja, o feijão preto cria um prato riquíssimo em ferro, ideal para combater a anemia.

Feijão branco

É menos popular que os dois anteriores mas, como não produz muito caldo, é muito utilizado no preparo de saladas e ensopados. É muito usado em dietas de emagrecimento, já que dificulta a transformação do carboidrato em açúcar.

Feijão fradinho

É marrom claro com um “olho” branco e é um dos feijões mais utilizados em saladas e pratos frios. Não produz caldo, tem o sabor frutado e é usado no preparo do acarajé. Em alguns lugares do país, ele é chamado de feijão de corda.

Feijão de corda

É da família do feijão fradinho, mas apresenta algumas diferenças. Sua cor é mais escura, mas também não produz caldo, por isso é muito utilizado em aperitivos. É mais popular no Nordeste e em Minas Gerais e também é conhecido como feijão-macaçar ou caupi.

Feijão jalo

Tem os grãos maiores e alongados e é levemente adocicado. Como ele produz um caldo grosso, pode ser usado para encorpar feijoadas, além de ser muito usado para fazer tutu e feijão tropeiro. Existe também uma variação desse feijão, conhecida como jalo roxo, que tem coloração avermelhada e é muito utilizado em sopas e saladas.

Feijão manteiga

Tem o grão bem arredondado e de cor amarelada e também é conhecido como feijão-bolinha. Ele é muito utilizado em saladas, sopas e na culinária portuguesa.